Conservatório UFMG recebe o III Festival América Barroca nesta semana

A programação do Conservatório UFMG para a próxima semana, de 9 a 11 de setembro, estará voltada para o III Festival América Barroca, que traz a Belo Horizonte uma série de apresentações de música renascentista, barroca e colonial mineira. Os eventos oferecem entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Celebrando Alessandro Scarlatti (1.660 – 1.725)

O Conservatório UFMG realiza o concerto Celebrando Alessandro Scarlatti (1660 – 1725) no dia 9 de setembro, terça-feira, às 19h30. O recital será dedicado aos 300 anos de morte do grande músico italiano. No programa, obras e sonatas de Alessandro Scarlatti, Domenico Scarlatti, Vivaldi, dentre outros importantes nomes do barroco mundial. O evento, aberto ao público, integra o III Festival América Barroca.

Nesta noite comemorativa, o duo Cypriani – Zanatta se dedicam à interpretação da música antiga, com ênfase no repertório para violoncelo e cravo e adaptações feitas para essa formação. A proposta artística é reviver obras dos séculos XVII ao início do XIX com autenticidade histórica e frescor interpretativo, mostrando que essas músicas, quando compreendidas e executadas segundo conceitos e práticas de suas próprias épocas, permanecem vivas, expressivas e eloquentes.  O recital conta, também, com as participações do cravista Robson Bessa, idealizador e diretor do Festival Internacional América Barroca e da soprano Camila Corrêa, produtora cultural do Festival Internacional América Barroca.

O concerto será precedido pela palestra França – Brasil: A Marca Barroca, pela ocasião do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países. A palestra, que acontece às 18h, revisitará a história dos laços entre essas duas nações e a riqueza de seus intercâmbios culturais. O palestrante será o renomado historiador francês Rémi Caucanas, o qual está em residência de pós-graduação em Belo Horizonte. Rémi também é especialista em diálogo inter-religioso e intercultural.

Do Barroco ao Pop

No 10 de setembro, às 12h30, o Quarta-Cultural recebe o concerto Do Barroco ao Pop do Grupo Figurata. No repertório, composições de Monteverdi, Purcell, Duphly, Domingos Barbosa e músicas como Hit the road Jack, Les feuilles mortes, Let it be, dentre outras.

Desde sua criação, em 2003, pelo cravista Robson Bessa, o Música Figurata tem se dedicado intensamente ao estudo e difusão do abundante patrimônio musical e cultural mineiro, brasileiro e europeu, dos séculos XIV ao XIX. Seu principal objetivo é promover o diálogo entre diferentes artes para recriar, da maneira mais autêntica possível, a atmosfera histórica, artística e cultural desses períodos. E foi nesta atmosfera que surgiu o concerto Do Barroco ao Pop, no momento em que Bessa percebeu o uso de diversos elementos da música barroca nos mais variados estilos musicais do século XVIII ao XX.

Alessandro Scarlatti (1660–1725): 300 anos

No dia 11 de setembro, quinta-feira, às 19h30, o Grupo Figurata celebra os 300 anos da morte de Alessandro Scarlatti, (1660 – 1725), um dos grandes mestres do barroco italiano. O concerto é mais do que uma homenagem: é um convite a mergulhar no universo sonoro de um compositor cuja música atravessa os séculos com vigor e beleza. A apresentação reforça o legado artístico de Alessandro Scarlatti e a força atemporal da música barroca.

No programa, o público terá a rara oportunidade de apreciar algumas das mais expressivas composições de Scarlatti, interpretadas por músicos comprometidos com a prática historicamente informada. Em cada nota ressoa o brilho dramático, a sensibilidade retórica e a elegância ornamental que caracterizam seu estilo inconfundível — um verdadeiro testemunho da riqueza estética do barroco napolitano.

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG - III Festival América Barroca
9 a 11 de setembro

Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)

Entrada gratuita

Informações: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

3134098306

http://www.conservatorio.ufmg.br/