Departamento de Psicologia da UFMG promove mesa-redonda sobre experiência elementar em dimensão relacional
O Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (Laps) do Departamento de Psicologia da UFMG promove a mesa-redonda Experiência elementar em dimensão relacional: fundamentos e atualidades, e lança livro com o mesmo título, no dia 5 de novembro, às 19h30, no Auditório Bicalho da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados de participação.
Implicações do conceito de "experiência elementar" para a psicologia na cultura contemporânea vêm sendo desenvolvidas no Departamento de Psicologia da Fafich UFMG há vários anos. Com a referida obra, busca-se acentuar a dimensão relacional das experiências pessoais, contribuindo para o exercício da crítica a reduções que remetem ao sujeito contemporâneo autorreferente e culturalmente narcisista. São contribuições sobre a fundamentação teórica de experiência em dimensão relacional e também relatos de diversos trabalhos brasileiros nesta perspectiva no campo da psiquiatria, psicanálise winnicottiana, saúde mental pública, arte na educação e na clínica psicológica, psicodiagnóstico e família.
A mesa-redonda contará com a presença de Miguel Mahfoud (UFMG) Danillo Lisboa (USP e Instituto Elementar), Giancarlo Petrini (UCSal), Paulo Pacheco, Rodrigo Coppe Caldeira (PUC Minas), Sergio Ishara (USP campus Ribeirão Preto) e Suzana F. Brasiliense Carneiro.
Organizado por Mahfoud, o livro Experiência elementar em dimensão relacional: fundamentos e atualidades (272 páginas) é uma publicação da editora Artesã, de Belo Horizonte.
Mais informações pelo e-mail mmahfoud@fafich.ufmg.br.
