Hospital das Clínicas da UFMG irá retomar o transplante de pulmão em Minas Gerais
Data é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos; hospital é um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais
Neste sábado, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital das Clínicas da UFMG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciará oficialmente a retomada do transplante de pulmão na unidade. O anúncio será feito no Campus Saúde da UFMG, em Belo Horizonte, durante o evento Caminhantes – encontro de pacientes transplantados e que estão na fila de espera aguardando por um órgão. A data é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e, em mais um ano de mobilização, a instituição busca reforçar a importância da doação de órgãos e tecidos.
Entre os anos de 1998 a 2014, foram realizados 24 procedimentos de transplante de pulmão em Minas Gerais. Após este período, pacientes mineiros que necessitavam do órgão passaram a ser cadastrados em listas de espera de outros estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo). Desde 2023, após anúncio do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o HC-UFMG tem realizado todas as etapas para retomada do serviço.
De janeiro a agosto de 2025, o HC-UFMG realizou 124 transplantes, sendo 25 de córnea, 40 de medula óssea, 19 transplantes de rim, 28 de fígado e 12 de coração. “Como hospital de média e alta complexidade, o HC é um dos principais centros transplantadores de órgãos e tecidos de Minas Gerais”, ressalta o superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira.
Realizado anualmente, ao longo de 17 edições, o evento Caminhantes será realizado na Praça do Encontro do Campus Saúde, das 9h às 11h. Estarão presentes especialistas em transplantes, pacientes transplantados e em fila de espera, além dos familiares. A programação prevê conversa com especialistas, café musical, depoimentos de pacientes e troca de experiências entre transplantados.
Sobre Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Serviço
Caminhantes - encontro de pacientes transplantados e em lista de espera
Data: 27 de setembro
Horário: das 9h às 11h
Praça do Encontro do Campus Saúde da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG)
