Licenciatura em Educação do Campo completa 20 anos na UFMG
O décimo primeiro episódio da série Você estuda o quê?, da TV UFMG, aborda a Licenciatura em Educação do Campo (LECampo). O curso de graduação é oferecido na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e tem como objetivo formar professores para atuação em escolas do campo. O curso também valoriza o protagonismo dos estudantes e de seus contextos de vida, reconhecendo, assim, os saberes e as práticas dos povos campesinos.
A formação foi criada em 2005, em parceria com o Movimento dos Sem-Terra (MST), a Via Campesina, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Naquela época, seu nome era Educação Básica do Campo: Pedagogia da Terra.
Em 2007, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) para auxiliar a implementação de cursos regulares de Licenciatura em Educação do Campo em âmbito nacional. A primeira oferta desses cursos foi feita pela UFMG e por outras três instituições públicas: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A partir de 2009, a LECampo tornou-se um curso regular da UFMG sob a chancela do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (Reuni).
Saiba mais no vídeo produzido pela TV UFMG (equipe: Ana Júlia Corrêa - produção e reportagem; Vitória Brunini - reportagem e edição de conteúdo; Ângelo Araújo - imagens; João Paulo Neves - imagens; Pedro Campos - transporte; Otávio Zonatto - edição de imagens; Isabela Perdigão - videografismo).
