UFMG desenvolve app pioneiro na identificação de plantas nativas do campo rupestre

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, em parceria com o Laboratório de Ecologia e Soluções Ambientais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, desenvolveu o Flora da Serra, aplicativo gratuito para a identificação de plantas da Serra do Cipó, disponível para os sistemas Android e iOS.

A ferramenta utiliza filtros sucessivos de características morfológicas – como a forma das folhas, cor das flores e número de pétalas – para auxiliar o usuário a reconhecer as espécies.

Ao aplicar os filtros, o aplicativo apresenta um grupo reduzido de plantas, permitindo que o usuário compare imagens das espécies e descubra o nome científico da planta observada.

Embora guias interativos da flora regional sejam comuns em outros países, esta é a primeira iniciativa no Brasil, representando um passo importante para diminuir a disparidade de consciência botânica e de bioma em relação ao campo rupestre.

Mais do que um instrumento de identificação, o Flora da Serra busca aproximar as pessoas da flora, despertando o interesse pelo conhecimento botânico e incentivando a conservação da biodiversidade dos campos rupestres.

O projeto contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Baixe o aplicativo Flora da Serra: https://onelink.to/e7c2ws

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

3134097607

http://www.mhnjb.ufmg.br/