Bibliografia Viva homenageia Tania Dauster, pioneira na articulação entre educação e antropologia no Brasil
O programa Bibliografia Viva, que está em sua quinta temporada, tem o objetivo de documentar, valorizar e divulgar o legado de educadores e pesquisadores que contribuíram para a consolidação do pensamento educacional brasileiro. O terceiro episódio homenageia a professora e pesquisadora Tania Dauster Magalhães e Silva, pioneira na articulação entre educação e antropologia no Brasil.
Intitulado Educação e antropologia na obra de Tania Dauster, o episódio será exibido na terça-feira, 30 de setembro, às 19h, no canal do Bibliografia Viva no YouTube, vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.
Celebração da trajetória
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1969, Dauster concluiu o mestrado em Educação na PUC-RJ e cursou o doutorado em Antropologia e pós-doutorado em Antropologia Social, ambos na UFRJ. Desde então, ela articula ensino, pesquisa e orientação de teses e dissertações. Atualmente, coordena e desenvolve o Laboratório de Memória do Programa de Pós-fraduação em Educação da PUC-Rio.
A roda de conversa será conduzida pelos professores Renata Garcia (UFMG) e Fabrício Vinhas Manini Angelo (Uemg), com a participação dos professores e pesquisadores José Alfredo Oliveira Debortoli (UFMG), Anderson Xavier Tibau Gonçalves (UFF) e Sandra de Fátima Pereira Tosta (Ufop).
Tania Dauster não participará diretamente, mas poderá acompanhar a transmissão junto ao público, em uma celebração de sua trajetória marcada pelo compromisso ético e pelo rigor intelectual.
A iniciativa
O programa é uma realização conjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), como parte do projeto Pensar a Educação que visa articular ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas.
O Bibliografia Viva também conta com a colaboração de diferentes grupos e iniciativas institucionais e da sociedade civil, como o Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas da UFMG, o Setor de Audiovisual da FaE/UFMG, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Interseccionalidades (GEPEDI/Uemg) e o Coletivo Troca.
