Ciclo Retorar: professora da UFSC faz palestra sobre cinema e estratégias retórico-literárias
Narrativas entre as Américas: cinema, política e estratégias retórico-literárias é o título da terceira palestra do ciclo promovido pelo grupo Retorar que será realizada nesta quinta, 6 de novembro, às 14h, na sala 4063 da Fale. A atividade, a última no âmbito do semestre letivo, será ministrada pela professora Anelise R. Corseuil, da Universidade de Federal de Santa Catarina, que atualmente faz residência pós-doutoral na UFMG, sob supervisão da professora Sandra Regina Goulart Almeida.
Sua palestra tratará das narrativas de viagem entre as Américas, mais especificamente nos EUA e em países latino-americanos, que possibilitam refletir sobre os processos migratórios e de formação de identidades (inter)culturais de grupos de diferentes nações e etnias.
Essas narrativas reposicionam seus protagonistas, narradores e leitores/espectadores, propiciando não apenas um encontro do eu com o outro, do nativo com o viajante, mas também um questionamento e redimensionamento desses conceitos, que envolvem paradigmas culturais, sociais, nacionais e econômicos em contextos interculturais e globalizados.
Em sua pesquisa Anelise também busca entender as dinâmicas e movimentos histórico-político recentes, mais especificamente dos séculos 20 e 21, que contextualizam os recortes históricos, ficcionais e documentais em que tais narrativas se inserem.
Análise comparativa de filmes
O trabalho discutirá alguns conjuntos de narrativas que transitaram entre EUA e países latino-americanos nos século 20 e 21 e focará na análise comparativa dos filmes Você já foi à Bahia? (Disney 1944) e Rio (Carlos Saldanha 2011). Com base na análise de filmes recentes sobre a viagem em contexto transnacional e pós-colonial, a pesquisa explora a transição da crítica embasada em binarismos, diferenças e estereótipos para uma nova retórica que os teóricos culturais Robert Stam e Ella Shohat ilustram como mistura em termos de miscigenação, creolização e hibridização.
Anelise Corseuil tem doutorado em Literaturas em Língua Inglesa pela Wayne State University (1992), pós-doutorado no Departamento de Televisão, Teatro e Cinema da Universidade de Glasgow (2000), na New York University (2018) e na própria WSU. É professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e editora-chefe da Revista Ilha do Desterro da UFSC.
O ciclo
Retórica em ação é o tema de um ciclo de debates que teve início em abril com uma série de seis encontros centrada em palestras que abordam o tema da utilização da retórica na comunicação com o grande público. A atividade é organizada pelo grupo de pesquisa Retorar (Retórica e Argumentação), vinculado à Fafich e à Faculdade de Letras e apoiado pelo CNPq. Ele é coordenado pelas professoras Helcira Lima, da Faculdade de Letras, e Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich.
Os encontros são presenciais, sempre na UFMG, com duração de 60 minutos. A programação é aberta gratuitamente ao público geral. A assinatura na lista de presença dá direito a certificado. As informações estarão disponíveis no site do Retorar.
