Ciclo sobre retórica debate plataformização da comunicação e da ciência
O ciclo Retórica em ação terá mais uma palestra na próxima sexta, 24 de outubro. A jornalista e professora da PUC Minas Veronica Soares da Costa fará exposição com o título Divulgação científica na sociedade plataformizada: desafios e perspectivas. O encontro, com início às 10h30, será no auditório Baesse, na Fafich.
A série de seis palestras de 2025 tem como tema a utilização da retórica na comunicação com o grande público e é promovida pelo grupo de pesquisa Retorar (Retórica e Argumentação), vinculado à Fafich e à Faculdade de Letras.
A proposta de Veronica Costa é discutir os desafios da divulgação científica em uma sociedade marcada pela plataformização da comunicação e da ciência. “Vou tratar de como as dinâmicas algorítmicas, a lógica das plataformas e a linguagem das mídias sociais moldam a circulação de saberes e afetam a relação entre ciência e público”, afirma a professora. Segundo ela, serão abordadas as disputas em torno da credibilidade e da visibilidade do conhecimento científico e o papel dos experts e divulgadores de ciência em um cenário dominado pelos influenciadores.
Jornalismo digital e divulgação científica
Veronica Soares da Costa é doutora em Comunicação pela UFMG e membro permanente do Programa de Pós-graduação da PUC Minas, onde integra a editoria da revista Dispositiva. Lidera o Grupo Bertha de Pesquisa e coordena o Colab, Laboratório de Comunicação Digital da FCA/PUC Minas. Também leciona no curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) da UFMG. Atuou como repórter de ciência e tecnologia no projeto Minas Faz Ciência, da Fapemig, e tem experiência em jornalismo digital, divulgação científica, comunicação institucional e gestão de conteúdo em mídias digitais.
O ciclo Retórica em ação teve início em abril. Os encontros são presenciais, sempre na UFMG, e têm duração de 60 minutos. A programação é aberta gratuitamente ao público geral. A iniciativa tem apoio do CNPq.
A assinatura na lista de presença vale certificado.
