Cineclube exibe ‘Sêneca, sobre a criação de terremotos’, com John Malkovitch
Sêneca, sobre a criação de terremotos, filme de Robert Schwentke lançado em 2023, será exibido no próximo encontro do projeto de extensão CiNeam, da UFMG, em parceria com grupo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). A sessão será na próxima quinta-feira, 16, às 20h30, no CAD 2 (sala 315D). O evento tem acesso gratuito para o público geral.
A sessão se insere no tema do projeto neste semestre – Aristóteles, Alexandre e a filosofia helenística no cinema. Com duração de 112 minutos, Sêneca é um drama histórico alemão-marroquino estrelado por John Malkovich. Ele encarna o filósofo Lucius Annaeus Seneca, em seus últimos dias de vida, período do início do regime despótico do imperador Nero na Roma Antiga. Nascido em Córdoba, província romana de Hispânia Bética, em 4 a.C, Sêneca foi criado em Roma, onde estudou retórica e filosofia e atuou como orador, advogado e senador. Depois, foi tutor e conselheiro de Nero, até ser forçado a cometer suicídio, sob acusação de conspirar contra o imperador.
O CiNeam é realizado há 14 anos pelo Departamento de Filosofia (Fafich) e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam/Fale) da UFMG. Os filmes remetem sempre à recepção de temas da Antiguidade e do Medievo. Um dos objetivos do projeto é a divulgação de temas da cultura clássica e sua pervivência na atualidade. Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faje, e CiNeam, da Fafich e da Faculdade Letras da UFMG, promovem diálogo interdisciplinar em que se parte de obras cinematográficas para a discussão de questões estéticas, éticas, retóricas e políticas.
