Concerto homenageia centenário da Escola de Música da UFMG
Em comemoração aos 100 anos da Escola de Música da UFMG, fundada em 1925 como Conservatório Mineiro de Música, o Conservatório UFMG abriga nesta terça-feira, 4 de novembro, a partir das 19h30, o recital Quarteto para o fim do tempo, de Olivier Messiaen, será interpretado por Iura de Rezende (clarineta), Elisa Galeano (piano), Elise Pittenger (violoncelo) e Rommel Fernandes (violino).
“Nessa celebração, a execução do Quarteto para o fim do tempo ressoa como símbolo de permanência, renovação e fé na potência criadora da música — um tributo à memória, mas, sobretudo, um olhar para o futuro”, destaca-se no texto de divulgação. O evento tem entrada gratuita e sujeita à capacidade do espaço.
Novas percepções sobre o tempo
Escrito pelo compositor francês Olivier Messiaen durante sua prisão em um campo de guerra, em 1941, a obra foi criada para a formação singular de clarinete, violino, violoncelo e piano. “É um convite a transcender o imediato, revelando paisagens sonoras de
espiritualidade, esperança e beleza atemporal”, diz o texto de divulgação.
No recital, o compositor transforma a ideia de fim de tempo em novas percepções de duração e escuta ao fazer uso de ritmos pouco usuais, harmonias próprias e combinações tímbricas originais.
