Duo Cypriani/Zanatta celebra Alessandro Scarlatti na abertura do 3º Festival América Barroca
No dia 9 de setembro, terça-feira, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o concerto Celebrando Alessandro Scarlatti (1660 – 1725), com o duo Cypriani/Zanatta, dedicado aos 300 anos de morte do músico italiano. O programa inclui obras e sonatas de Alessandro Scarlatti, Domenico Scarlatti, Vivaldi, entre outros importantes nomes do barroco mundial. O evento, aberto ao público, integra o 3º Festival América Barroca.
Cypriani/Zanatta se dedica à interpretação da música antiga, com ênfase no repertório para violoncelo e cravo e adaptações feitas para essa formação. A proposta artística é reviver peças do século 17 ao início do 19 com autenticidade histórica e frescor interpretativo, demonstrando que essas músicas, quando compreendidas e executadas segundo conceitos e práticas de suas próprias épocas, permanecem vivas, expressivas e eloquentes.
O recital conta, também, com as participações do cravista Robson Bessa, idealizador e diretor do Festival Internacional América Barroca, e da soprano Camila Corrêa, produtora cultural do Festival.
Brasil-França, 200 anos
O concerto será precedido pela palestra França–Brasil: a marca barroca, que marca o bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países. A palestra, com início às 18h, revisitará a história dos laços entre essas duas nações e a riqueza de seus intercâmbios culturais. O palestrante será o historiador francês Rémi Caucanas, especialista em diálogo inter-religioso e intercultural.
