Em evento na OAP, Virgílio Almeida aborda os riscos e oportunidades da IA
A inteligência artificial (IA) é tema está cada vez mais presente em nossa sociedade. Na próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, às 16h, a Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG promoverá, em sua sede (2º andar da Praça de Serviços, no campus Pampulha) a palestra Inteligência artificial: oportunidades e riscos. O evento, gratuito e aberto ao público, integra a programação do projeto Tarde cultural.
A palestra será ministrada pelo professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, emérito da UFMG e vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC). Na última quinta-feira, dia 11, ele ministrou a conferência de abertura do seminário Inteligência artificial, ética e Universidade, promovido pela UFMG. Na oportunidade, ele questionou o papel dos humanos e o papel das máquinas.
“Nós queremos construir um futuro digital diferente e livre dessas consequências negativas no nosso país. Para isso, há elementos que devem ser seguidos: a ciência, a tecnologia, a educação, as políticas públicas e a governança. Por meio da atuação baseada nesses pilares, seremos capazes de minimizar os cenários negativos da IA", disse Almeida, que ainda destacou os desafios do alinhamento dessa nova tecnologia aos valores humanos, morais e éticos.
'A sorte está lançada'
Após a palestra, será lançado o livro A sorte está lançada, escrito por Magali Barroso, professora aposentada do DCC. Publicada pela Editora Metamorfose, a obra reúne cerca de 60 contos sobre temas diversos, como amor, natureza, conquista, respeito, sonho e cuidado, relacionados à trajetória de vida da autora. Os textos se ancoram em quatro categorias femininas – observação, intertextualidade, memória e imaginação –, que, segundo a editora, suportam a criação literária.
