Evento acadêmico

Em palestra, professor da primeira universidade dedicada exclusivamente à IA aborda tecnologias biomédicas de precisão

O Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM) promove, nesta terça, dia 4 de novembro, a palestra Single cell omics e medicina de precisão na era da inteligência artificial. O encontro, que vai traçar um panorama das tecnologias biomédicas de precisão em encontro presencial, terá como palestrante o professor Eduardo Beltrame, da Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), primeira universidade do mundo dedicada exclusivamente à IA, com sede em Abu Dhabi. A atividade terá lugar na sala 526 da Faculdade de Medicina, a partir das 9h.

O encontro será mediado pelo professor Marco Aurélio Romano-Silva, coordenador do CTMM e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (NeuroTec-R). A palestra é aberta a todos os interessados no tema, principalmente a estudantes e profissionais que atuam em pesquisa biomédica e medicina de precisão.

Uso responsável
"Embora a inteligência artificial esteja cada vez mais presente em laboratórios e hospitais, a adoção responsável dessas ferramentas permanece tema central", alerta Beltrame, doutor em bioengenharia pelo Caltech, ex-líder de bioinformática na startup ImYoo e cientista fundador na Retro Biosciences, ambas no Vale do Silício. No encontro desta terça, ele vai demonstrar como tecnologias de single cell omics e algoritmos de aprendizado de máquina têm ampliado a capacidade de identificar alterações celulares relevantes para diagnóstico e terapias personalizadas.

“As abordagens ômicas de célula única, que analisam milhares de células simultaneamente e identificam diferenças funcionais com alta resolução, estão transformando a compreensão de processos biológicos. Isso já permite investigar heterogeneidade celular em tecidos humanos e, com isso, revelar processos envolvidos em doenças crônicas, distúrbios neurológicos, cânceres e respostas imunológicas”, explicou Romano-Silva.

Durante o evento, serão abordados os benefícios e limites desses métodos computacionais e apresentados os programas de mestrado e doutorado em Biologia Computacional da MBZUAI e as oportunidades de internacionalização por meio de bolsas e integração acadêmica nos Emirados Árabes Unidos. Temas como transparência, reprodutibilidade e responsabilidade ética no uso de IA em saúde também estão na pauta do encontro.

Descrição Imagem
Beltrame combina ciência de dados, biologia molecular e desenvolvimento de ferramentas computacionais em sua carreira de pesquisador Foto: MBZUAI News

Ficha técnica

Single cell omics e medicina de precisão na era da inteligência artificial
Data: terça-feira, 4 de novembro de 2025
Horário: 9h
Local: Faculdade de Medicina da UFMG
Endereço: Avenida Alfredo Balena, 190, sala 526 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

Serviço

3 a 4 de novembro de 2025

9h

Faculdade de Medicina da UFMG

Adicionar ao meu calendário

Avenida Alfredo Balena, 190, sala 526 – Santa Efigênia, Belo Horizonte