Evento cultural

Exibição de ‘Nosferatu’ marca estreia de série de colóquios sobre psicanálise, cinema e discurso

Ver cartaz do evento >

A primeira edição da série de colóquios sobre psicanálise, cinema e discurso estreia nesta sexta-feira, dia 19, no auditório 2001 da Faculdade de Letras da UFMG, no campus Pampulha. 

Na atividade inaugural, será exibido, a partir das 14h, o filme Nosferatu (2024), do cineasta estadunidense Robert Eggers, uma releitura do clássico do expressionismo alemão Nosferatu – eine symphonie des grauens (Nosferatu – uma sinfonia do horror, em português), dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, em 1922. A exibição será seguida de comentários dos professores Ricardo Souza e Helcira Lima, da Fale, e Daniel Leal Werneck, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Em seguida, será aberta uma roda de conversa sobre a produção.

A iniciativa é do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex/Fale), em parceria com o professor Daniel Werneck, da EBA, e com o Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ricsouza.ufmg@gmail.com.

Sobre o filme
Ambientada nos anos 1800, na Alemanha, a trama segue a premissa da obra de Friedrich, na qual o vampiro Conde Orlok passa a assombrar a vida de Ellen quando recebe a visita do noivo dela, o agente imobiliário Thomas Hutter. Apaixonado, o vampiro persegue Ellen até a Alemanha, espalhando a praga e um rastro de horror gótico.