Sábado, às 9h: MHNJB terá programação especial na 19ª Primavera dos Museus, que debate as mudanças climáticas
O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG realizará programação especial, neste sábado, 27 de setembro, como parte da 19ª edição da Primavera dos Museus no sábado. Das 8h30 até as 16h30, o MHNJB oferecerá atividades voltadas ao evento nacional promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Com o tema Museus e mudanças climáticas, a edição deste ano reforça o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente a esse que é um dos maiores desafios do nosso tempo. A edição, que se estende até 28 de setembro, envolve 731 instituições ao redor do país e mais de 2.000 atividades.
Na cerimônia que deu início à 19ª Primavera dos Museus, Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressaltou que as mudanças climáticas têm colocado em risco o patrimônio cultural material de várias cidades históricas: “A economia criativa da cultura, os museus, todo o nosso repertório de referência são a direção certa para uma nova economia, limpa, verde e sustentável, que permite geração de emprego e renda e faz com que a nossa matriz produtiva seja reformulada”.
As oficinas e atividades educativas da programação especial são destinadas aos mais diversos públicos. Com exceção da atividade Mutirão na caratinga, as demais não demandam inscrição prévia.
Programação
Mutirão da caratinga
Horário: 9h às 11h (concentração às 8h30 e saída às 9h)
Local: Portaria 1 do Museu
Descrição: mutirão para retirar as partes da planta invasora Dioscorea sansibarensis, espécie exótica que prejudica a preservação da mata. (Os participantes receberão luvas. Eles deverão usar roupas longas e repelente e levar garrafa de água para hidratação)
Para participar, é necessário preencher antecipadamente o formulário disponível.
Encontro memórias do beco
Horário: 10h às 12h
Local: Espaço do Parquinho
Descrição: roda de conversa com moradores da Comunidade do Beco que compartilharão histórias sobre sua relação com o Museu e com o Beco, convidando-os a refletir sobre suas memórias pessoais e coletivas relacionadas ao território em que moram. Um lanche será oferecido aos participantes da atividade. O encontro será registrado em vídeo para compor o acervo do projeto.
Trilha do clima na mata do Museu
Horários: das 10h15 às 11h30 e das 14h15 às 15h30
Local: saída de frente ao Presépio
Descrição: atividade prevê uma caminhada pela mata entremeada com conversas sobre mudanças climáticas.
Arqueologia histórica, conhecimento e patrimônio (3 atividades):
Aula e apresentação sobre arqueologia: campo de atuação e exercício da profissão
Horário: 13h30 às 14h15
Local: auditório Pau-Brasil.
Aula e apresentação sobre a questão patrimonial e a legislação que trata do
tema
Horário: 14h15 às 15h15
Local: Auditório Pau-Brasil.
Aula sobre fotografia e sua presença na Arqueologia
Horário: 15h15 às 16h45
Local: Auditório Pau-Brasil.
Tenda do clima
Horário: 14h às 16h30
Local: área da Brita
Descrição: atividade prevê bate-papo sobre pegada de carbono, o papel do homem nas transformações ambientais e sua relação com as mudanças climáticas. Participantes também serão apresentados ao painel interativo sobre os gases de efeito estufa.
