‘Moda em tempos líquidos’: desfiles na UFMG reúnem coleções inspiradas em Zygmunt Bauman
Inspiradas nas ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, 41 coleções-cápsulas foram desenvolvidas por estudantes da disciplina Pesquisa de moda II, do 4º período do curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da UFMG. Elas resultaram nos 41 desfiles que compõem a apresentação Moda em tempos líquidos, que ocorrerá na terça, 21, e na quarta, 22 de janeiro, das 19h às 22h30, no hall dos auditórios do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no campus Pampulha.
Os projetos refletem a visão única de cada estudante, resultando em looks que exploram as noções de fluidez e contemporaneidade da moda. O conceito de "modernidade líquida" foi proposto por Zygmunt Bauman (1925-2017) e descreve uma época em que, segundo ele, as relações sociais, econômicas e de produção são fluidas, dinâmicas e maleáveis, como os líquidos.
Serão 21 desfiles na primeira noite e 20 na segunda. As apresentações são abertas à comunidade acadêmica e ao público externo. A banca de avaliação será composta por professores da UFMG e consultores de moda. Os trabalhos foram orientados pelo professor Tarcisio D'Almeida, que em 2023 recebeu o Prêmio Docência: Sucessos do Ofício, iniciativa da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação da UFMG.
