Evento cultural

No Conservatório, Madrigal Renascentista interpreta obras sacras e profanas de expoentes europeus e latino-americanos

Na terça-feira, 19 de agosto, às 19h30, no âmbito da série Conexões Musicais, o Conservatório UFMG recebe o concerto Entre céus e terras: ecos do Brasil e do mundo, com o coro Madrigal Renascentista. O evento tem entrada gratuita.

Com regência de Sérgio Borborema, o recital percorre a música coral do Renascimento europeu à tradição brasileira. Dividido em dois blocos, o programa traz obras sacras e profanas de compositores como Palestrina, Victoria, Byrd e Josquin des Prez, além de peças populares espanholas e latino-americanas. Na segunda parte, o repertório celebra a diversidade da música brasileira, com arranjos de Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos, além do célebre espiritual afro-americano Roll, Jordan, Roll.

Sobre o Coro
O Madrigal Renascentista é um coro amador fundado em Belo Horizonte, em 1956, pelos maestros Isaac Karabtchevsky, Carlos Alberto Pinto Fonseca e Carlos Eduardo Prates. Tombado como Patrimônio Cultural pelo município de Belo Horizonte, o coro realizou turnês em diversos estados do Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo de sua trajetória, contou com importantes maestros e, desde maio de 2019, Felipe Magalhães é o responsável pela regência e direção artística do coro.

O maestro Sérgio Borborema iniciou sua formação musical aos 8 anos, de forma autodidata, com o violão popular. Aos 14, passou a se dedicar ao piano erudito, especialmente à música clássica. Em 2016, ingressou no curso de Regência da Escola de Música do Palácio das Artes, onde atuou como assistente do maestro André Brant.

De 2017 a 2020, estudou canto erudito e integrou o coro Madrigale. Em 2024, participou do concerto O sagrado na voz, interpretando o Réquiem, de Fauré, e Gloria, de Poulenc, com o coro Concentus e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente cursa bacharelado em Regência na Escola de Música da UFMG.

Descrição Imagem
Fundado em 1956, Madrigal Renascentista já se apresentou em vários estados do Brasil, nos EUA e na Europa Foto: José Luiz Fazzi

Ficha técnica

Serviço

16 a 19 de agosto de 2025

19h30

Centro Cultural UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Santos Dumont, 174 - Centro