Oficina 'Plantando no espaço' mostra como se cultiva plantas fora da Terra
Neste sábado (20), às 15h, o Espaço do Conhecimento realiza a oficina Plantando no espaço. A atividade vai estimular o público a conhecer os desafios de cultivar plantas fora da Terra, em uma experiência inspirada nas pesquisas desenvolvidas na Estação Espacial Internacional (ISS). Em órbita há 25 anos, esse laboratório avançado reúne astronautas e cientistas em estudos sobre como sustentar a vida em ambientes extremos, incluindo o cultivo de plantas sem solo, sem luz solar direta e com recursos limitados de água.
De acordo com o mediador do museu João Victor Evangelista, os participantes vão conhecer parte das pesquisas da ISS, em que cientistas enfrentam o desafio de fazer plantas crescerem em microgravidade. "Em um segundo momento, o público será convidado a plantar feijões em algodão. As crianças e adultos poderão levar para casa seu próprio 'miniexperimento', acompanhando o crescimento da planta enquanto reflete sobre como a vida pode se adaptar em condições extremas”, descreve João Victor.
A atividade é destinada ao público a partir de sete anos de idade. As 15 vagas disponíveis serão preenchidas mediante ordem de chegada. Para participar, é necessário retirar bilhetes individuais na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, disponíveis gratuitamente no dia da oficina, a partir das 13h.
