Evento cultural

Quarta, às 12h30: grupo Feitiço, formado só por mulheres, comanda roda de choro no Conservatório

Ver cartaz do evento >

A programação de outubro do Conservatório UFMG inicia com roda de choro na série Quarta Cultural, com apresentação do grupo Feitiço. Formado por musicistas de Belo Horizonte e região metropolitana, o grupo se dedica à interpretação do choro em suas múltiplas vertentes, do tradicional ao contemporâneo. A apresentação será nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 12h30. A entrada é gratuita.

Criado em 2023, o Feitiço já participou de rodas de choro e se apresentou em eventos e palcos de destaque, como o Festival Fartura e a Casa Outono. O nome do grupo é uma homenagem ao clássico de Jacob do Bandolim, mas também propõe uma ressignificação: o termo, historicamente associado de forma negativa às mulheres, se transforma em força, protagonismo e expressão artística.

A proposta é difundir o choro como linguagem viva e ampliar a visibilidade feminina no cenário instrumental da música brasileira. Formado por Cláudia Sampaio (saxofone tenor), Joanna Araujo (flauta), Mônica Campos (piano), Sabrina Esteves (violão sete cordas) e Tatá Xavier (pandeiro), o grupo é composto de mulheres de diferentes idades e trajetórias. Elas apresentam um repertório que valoriza composições escritas por mulheres.

Descrição Imagem
Grupo visa ampliar visibilidade de mulheres instrumentistas no cenário musical brasileiro Foto: divulgação