Recital de grupo de música antiga da UFMG encerra 1ª edição da Escola Brasileira de Retórica
Com direção da regente Iara Matte, professora da Escola de Música UFMG, o grupo de música antiga Concentus Musicus fará o recital de encerramento da primeira edição da Escola Brasileira de Retórica. O concerto terá peças de Guillaume de Machaut (vários excertos) e de Giovanni Pergolesi (Stabat Mater), interpretados por Matte (regente e soprano), Hélcio Vaz (pianista e organista) e Otávio Assis (contratenor, regente e organista). A apresentação será nesta sexta, dia 31 de outubro, às 19h, na Capela Santo Inácio, localizada na Avenida Cristiano Guimarães, 2.127, bairro Planalto, em Belo Horizonte.
O concerto contempla as conexões entre retórica e música. Em uma cena alegórica, a Natureza oferece a Guillaume de Machaut três de seus filhos — o Senso (Razão), a Retórica e a Música. “Essas relações também são causa de a professora Iara ser hoje membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), instituição fundada em 2010, por pesquisadores na UFMG, entre eles Maria Cecília de Miranda Coelho e Helcira Lima, ex-presidentes da SBR e coordenadoras do Retorar”, informa-se no texto de divulgação.
Primeira edição
A primeira edição da Escola Brasileira de Retórica: eloquência clássica e jesuítica reuniu 16 alunos bolsistas de várias universidades do Brasil com apoio da International Society for the History of Rhetoric (ISHR) e da Faje. O evento, promovido pelo grupo Retorar, vinculado à Fafich, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), visa divulgar pesquisas sobre a história da retórica e estimular a geração mais jovem.
Em uma série de encontros realizados nesta semana, os seminários abordaram a história da retórica desde o período clássico greco-romano até a modernidade (sua recepção ou conexão com outras áreas), como também a tradição jesuítica. Os seminários foram conduzidos pelas professoras Ana Lúcia Machado Oliveira (letras seiscentistas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Sophie Conte (línguas grega e latina, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, na França). Também foram organizadas visitas guiadas ao acervo de obras raras da Faje, palestras na UFMG.
Neste sábado, dia 1º de novembro, está programada uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho.
