Semana do Conhecimento: Grupo de Percussão da UFMG se apresenta no Quarta Doze e Trinta
No âmbito da programação da Semana do Conhecimento 2025, o projeto Quarta Doze e Trinta recebe o Grupo de Percussão da UFMG, formado por estudantes da Escola de Música. A apresentação, gratuita, será no dia 15 de outubro, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, e integra o Circuito Cultural UFMG, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura (Procult).
Para o concerto desta semana, o grupo preparou um repertório diversificado, com arranjos de música brasileira, em que melodias e harmonias são adaptadas para o vibrafone e marimba, até obras contemporâneas escritas especialmente para instrumentos de percussão.
História
O Grupo de Percussão da UFMG foi criado em 1998 pelo professor Fernando Rocha e, desde então, participou de vários eventos tanto no âmbito da Universidade quanto em outros de alcance nacional e internacional. Em 2004, o grupo lançou o CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda, indicado ao Prêmio TIM de Música na categoria de melhor álbum infantil. Em 2018, lançou CD em comemoração aos seus 20 anos de fundação e, em 2023, lançou o livro-álbum Caxixinho, também dedicado ao público infantil.
Em 27 anos de trajetória, o grupo executou pela primeira vez no Brasil obras importantes da música contemporânea, de autores como David Lang, Mauricio Kagel e Louis Andriessen, além de ter estreado várias obras de compositores e estudantes de composição de Belo Horizonte.
