Evento acadêmico

Seminário na Fale debate inteligência artificial, linguagem e educação

Ver cartaz do evento >

A Faculdade de Letras da UFMG sediará, de 5 a 7 de novembro, o 1º Seminário de Pesquisas em Linguagem e Tecnologia (Seplitec), que abordará o tema IA, linguagem e educação: inovação e impactos nos segmentos do ensino público brasileiro, do infantil à universidade. O evento, de caráter híbrido, ocorrerá no Auditório 2001 da Fale, com transmissão pelo YouTube.

Com inscrições gratuitas, o seminário vai reunir pesquisadores de universidades brasileiras, jornalistas e educadores para refletir sobre os usos éticos e responsáveis da inteligência artificial generativa na criação e circulação de textos, além de seus efeitos na educação e na sociedade.

Primeira edição
Iniciativa da linha Linguagem e tecnologia do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin), o evento é coordenado pela professora Reinildes Dias (UFMG), pelo residente de pós-doutorado Marcus Araújo (Poslin/UFMG) e pelo professor Rômulo de Souza (Cefet-MG).

A programação inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e painéis. Entre os convidados confirmados estão os professores da UFMG Ricardo Fabrino, presidente da Comissão Permanente de IA da Universidade, e Angelo Guimarães, docente aposentado do Departamento de Ciência da Computação. De outras instituições, também estão confirmados Walter Carnielli (Unicamp), Júlio Araújo (UFC) e os professores da Illinois State University Mary Kalantzis, Bill Cope e Vânia Castro.

Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.

Descrição Imagem
Seminário vai discutir sobre o uso ético e responsável da IA generativa na criação e circulação de textos Foto: Lucas Braga | UFMG