Palestra vai tratar da desinformação e suas relações com crenças, confiança e circulação online
Um conflito de normatividades: uma teoria sobre a desinformação é o título da palestra que o professor Ernesto Perini, do Departamento de Filosofia da Fafich, fará na próxima sexta, 12 de setembro, no Auditório Baesse, da unidade, a partir das 10h30. A palestra integra o ciclo Retórica em ação, promovido pelo grupo de pesquisa Retorar (Retórica e Argumentação).
O ciclo de debates começou em abril e terá seis encontros, ao longo de 2025, com foco no tema da utilização da retórica na comunicação com o grande público.
A tese de Perini é a de que a difusão da desinformação nas suas diferentes formas se explica pela absorção da normatividade epistêmica, que regula o que se toma como verdadeiro, pela lógica do pertencimento. Essa explicação, segundo o professor, não se dá de maneira direta: “É preciso entender os diferentes funcionamentos de crenças, o papel da confiança na difusão do conhecimento e como esses elementos são modificados pela circulação da informação online, mas também por outros fatores sociais e políticos”. A exposição vai refletir o conteúdo de seu livro Viver é fácil de olhos fechados: fake news, negacionismos e teorias da conspiração, que será publicado em breve pela Editora UFMG.
Ernesto Perini é bolsista de produtividade 1B do CNPq. É graduado e mestre em filosofia pela UFMG e doutor pela Universidade de Tours, na França. Foi pesquisador visitante na Universidade de Stanford (EUA), na Universidade de Genebra (Suíça) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), e atualmente dirige o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG.
O Retorar é vinculado à Fafich e à Faculdade de Letras e apoiado pelo CNPq. Os encontros são presenciais, sempre na UFMG, com duração de 60 minutos, e entra gratuita para o público geral. As outras duas palestras do ciclo serão de Anelise Corseuil, da Universidade Federal de Santa Catarina, em outubro, e Verônica Soares da Costa, da PUC Minas, em novembro (veja cartaz no link acima).
