Sexta, às 19h30: ‘Medeia’, de Lars von Trier, fecha o semestre de cineclube da UFMG e da Faje
Medeia, de Lars von Trier (1987, 75 min), será exibido na sessão de encerramento de semestre do projeto Cineam, às 19h30, no auditório Bicalho, no campus Pampulha. A entrada é gratuita.
Realizado sobre roteiro do renomado diretor Carl Theodor Dreyer, com base na tragédia de Eurípides, o filme leva para os pântanos dinamarqueses o mito grego, em releitura que amalgama tradição pagã e cristã. A obra se destaca, em relação à famosa releitura do mito pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, pela manutenção da personagem Egeu, cuja presença marcante conduz a uma reflexão sobre a peça de Eurípides e a crítica que Aristóteles fez desse personagem.
O filme, realizado originalmente para a TV dinamarquesa, é encenado por Udo Kier (Jasão), Kirsten Olesen (Medea), Henning Jensen (Creonte) e Ludmilla Glinska (Glauce).
Estética, ética, retórica e política
A sessão dá continuidade à parceria, iniciada em 2023, dos projetos de extensão CiNeam, da UFMG (Faculdade de Letras e Fafich), e Filmes para pensar e ser mais, da Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (Faje). Por meio do cinema, os projetos promovem, por meio do cinema, um diálogo interdisciplinar sobre questões estéticas, éticas, retóricas e políticas. A ideia é suscitar discussões também sobre as outras artes e sua conexão com a filosofia e a literatura gregas e sua recepção contemporânea.
A atividade é organizada por professores e pós-graduandos de ambas as instituições. O tema que regeu a programação do primeiro semestre está vinculado à disciplina optativa Tópicos em Filosofia Antiga, que analisa a produção de emoções ligadas ao matricídio e ao filicídio na tragédia grega, em particular nos mitos de Electra e de Medeia. A disciplina é ministrada pela professora Maria Cecília Coelho.
