Sexta, às 21h: ‘UFMG noturna’ aborda a concepção aristotélica de ciência
O projeto de extensão UFMG noturna inicia nesta sexta-feira, 29, sua temporada no segundo semestre letivo. A palestra A concepção aristotélica de ciência, a cargo do professor Antonio M.N. Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich, terá início às 21h, na sala 315 C do CAD2, no campus Pampulha. A participação é gratuita e vale certificado.
Coelho vai abordar o postulado da realidade; o postulado da verdade; o postulado da dedutividade; o postulado da evidência e o bloqueio de regressões infinitas com respeito a definições e a demonstrações, e ainda algumas relações da visão aristotélica com temas das filosofias moderna e contemporânea.
Antonio M.N. Coelho é doutor e mestre em Filosofia, na área de Lógica, pela Universidade de São Paulo, é bacharel e especialista em Matemática pela Universidade de Brasília. Foi professor de Filosofia na Universidade de Santa Catarina na graduação e membro permanente no programa de pós-graduação na linha de pesquisa Lógica, ontologia e filosofia das ciências formais. Em 2012, ingressou na UFMG. Seus principais interesses são lógica e filosofia da matemática (metodologia e ontologia do Forcing de Cohen, complexidade de Kolmogorov e identificação de estruturas).
O ciclo UFMG noturna oferece aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília de Miranda N. Coelho. As mesas temáticas e palestras promovem o diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e História Antigas e ampliam o leque de atividades para os alunos do turno noturno. Neste semestre, a atividade está ligada à disciplina História da Filosofia Antiga II, do curso de graduação em Filosofia. As palestras presenciais não exigem inscrição prévia, e basta assinar a lista de presença para receber o certificado.
