Desastres naturais em MG serão discutidos em evento na Escola de Engenharia
A UFMG realizará, nesta quinta, 5 de dezembro, o 1º Simpósio de saneamento, meio ambiente e recursos hídricos (Sismarh). Com o tema Desastres naturais no contexto de Minas Gerais, o evento visa integrar diversos atores em um diálogo sobre complexidades e desafios que os desastres naturais representam para a sociedade, o meio ambiente e a infraestrutura. O evento, gratuito, terá início a partir das 8h30, no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, com transmissão on-line no canal do Sismarh no YouTube.
O simpósio é destinado a profissionais do setor privado e público, ONGs, estudantes de graduação e pós-graduação e sociedade civil. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia do evento.
Estratégias de enfrentamento
A primeira edição do Sismarh reunirá especialistas, acadêmicos, profissionais e gestores públicos de diversas áreas para compartilhar conhecimentos, experiências e soluções acerca dos desastres naturais. O simpósio visa fortalecer a conexão entre academia, sociedade e poder público para criar estratégias eficazes de gestão de riscos e desastres.
Por meio de diálogo aberto e colaborativo, busca também demonstrar como a academia pode contribuir com soluções inovadoras e conhecimento científico para enfrentar os desafios relacionados a desastres naturais, reforçando a importância da pesquisa na formulação de políticas públicas e na implementação de ações mais eficazes.
A programação prevê a realização de quatro mesas temáticas, que exploram desde a contextualização global e nacional dos desastres naturais até as particularidades de Minas Gerais. O evento terá contribuições acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-Smarh) e promoverá discussões críticas sobre políticas públicas existentes e as necessidades de inovação para uma gestão mais eficaz desses eventos.
Haverá, também, o lançamento do livro Ensaios de tratabilidade de água em cenários de rompimento de barragens de rejeito de mineração, publicado pela Editora da UFMG (Incipit Engenharias) e organizado pela professora Miriam Cristina Santos Amaral, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), e por Roberta Guimarães, gerente de Saneamento da Vale.
O evento é uma iniciativa de um grupo de discentes do PPG-Smarh. Outras informações podem ser encontradas no perfil do PPG-Smarh no Instagram.
