Evento cultural

Baterista Zé Eduardo Nazário celebra 60 anos de carreira com show na mostra Retratos do Brasil

Ver cartaz do evento >

Conhecido como “professor dos professores”, Zé Eduardo Nazário pavimentou o caminho de gerações de músicos no Brasil e no exterior. O baterista, que celebra seis décadas de carreira, se apresenta nesta quinta, dia 16 de outubro, no Conservatório UFMG. A partir das 19h, ele sobe ao palco com o show Zé Eduardo Nazário – 60 anos de bateria, que tem entrada gratuita. O evento integra a programação da terceira edição da mostra Retratos do Brasil.

O show terá a participação de Vinicius Mendes (saxofone e na flauta), músico e pesquisador da UFMG, atuante na cena do jazz e samba de Belo Horizonte. Além de músicas autorais e composições do convidado, o repertório de Zé Eduardo reúne obras dos artistas Sonny Rollins, Lelo Nazário e Hermeto Pascoal, em um tributo à criatividade e à força da música instrumental brasileira.

Trajetória
Nascido em 1952 em São Paulo, Zé Eduardo estudou piano dos 8 aos 12 anos, quando começou a praticar bateria e percussão. Aos 13 anos, já trabalhava profissionalmente com seu primeiro grupo instrumental, o Xangô 3. Em 60 anos de carreira, ele desenvolveu trabalhos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, tornando-se referência mundial na linguagem brasileira da bateria e inspiração para gerações de músicos. Ele já dividiu o palco com Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Grupo Um e Pau Brasil.

Descrição Imagem
Zé Eduardo Nazário é referência da música instrumental brasileira Foto: Rodolfo Guilherme da Silva

Ficha técnica

Zé Eduardo Nazário – 60 anos de bateria
Data: quinta, 16 de outubro de 2025
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte
Evento gratuito

Serviço

15 a 16 de outubro de 2025

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte