Pesquisa e Inovação

Abertas ao público, vivências em inovação marcam encerramento do Outlab nesta terça

Edição de 2025 reuniu 15 laboratórios de áreas como a fabricação de cerveja artesanal, termografia, geologia e educação pública

Imagem termográfica obtida pelo Centro Multiusuário de Termografia Científica (Cemtec), um dos laboratórios participantes do Outlab
Imagem termográfica obtida pelo Centro Multiusuário de Termografia Científica (Cemtec), um dos laboratórios que participaram do Outlab Site do Cemtec

Após dois meses de imersão, a edição de 2025 do Outlab UFMG será encerrada com um evento aberto ao público, marcado por vivências em inovação, ciência, tecnologia e conexões. O Outlab Day ocorre nesta terça-feira (30), das 10h às 16h, no hall do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), no campus Pampulha. Veja a agenda.

Quem passar pelo local poderá saber mais sobre as pesquisas realizadas pelos laboratórios participantes do Outlab UFMG. A partir das 16h, será realizada a cerimônia de encerramento no auditório 107 do CAD 3, quando os laboratórios receberão autoridades, farão um pitch (apresentação curta de projetos e pesquisas) e receberão a placa de participação.

O Outlab UFMG reuniu 15 laboratórios de áreas diversas, como fabricação de cerveja artesanal, termografia, geologia e educação pública. 

Ensinamentos sobre empreendedorismo, incluindo "a formatação dos projetos para o mercado, a divulgação e a precificação dos serviços" foram enumerados pela professora Raquel Minardi, coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Sistemas, entre as contribuições extraídas do Outlab.

Por sua vez, a pesquisadora Camila Zolini de Sá, do Laboratório de Diversidade Genética Humana (Mosaico), revela que a equipe pretende montar um centro de genômica para o projeto Genoma SUS. "O Outlab nos ensinou sobre inovação e sobre a ampliação de seu alcance, já que o projeto tem impacto importante para o estado”.

O Outlab é coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), apoiado pela Fundep e tem metodologia desenvolvida pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).