Institucional

Chapa com Alessandro Fernandes e Alamanda Kfoury participará da consulta para o novo Reitorado

Candidatos a reitor e vice-reitora, respectivamente, adotarão o lema UFMG Acolhedora: Inovar, Incluir e Cuidar

Alamanda e Alessandro com o programa da chapa
Alamanda e Alessandro com o programa da chapa UFMG Acolhedora: Inovar, Incluir e CuidarFoto: Raphaella Dias | UFMG

A Chapa UFMG Acolhedora: Inovar, Incluir e Cuidar, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira (candidato a reitor), da Escola de Engenharia, e Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-reitora), da Faculdade de Medicina, foi a única inscrita para participar da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do Reitorado para a gestão 2026-2030. O prazo de registro de candidaturas encerrou-se às 16h desta sexta-feira, dia 29.

De acordo com o regimento da consulta, em seu artigo 10, o prazo para apresentação de recursos e pedidos de impugnação de candidaturas terminará às 17h do primeiro dia útil após cinco dias corridos do encerramento das inscrições. Recursos e pedidos de impugnação devem ser encaminhados ao e-mail comissaoeleitoral2025@ufmg.br.

Alessandro, atual vice-reitor, e Alamanda, diretora da Faculdade de Medicina, se afastarão de seus respectivos cargos a partir deste sábado, dia 30, para cumprir os compromissos relativos ao processo eleitoral.

Trajetórias
Vice-reitor na atual gestão (2022-2026) e na anterior (2018-2022), Alessandro Fernandes Moreira foi diretor da Escola de Engenharia da UFMG (2014-2018) e vice-diretor da mesma unidade (2010-2014). É professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, onde ingressou em 1993. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1991), tem mestrado em Engenharia Elétrica, também pela UFMG (1993), e doutorado em Engenharia Elétrica pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2002).

Fernandes atua nos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Sistemas. Ele tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em automação eletrônica de processos elétricos e industriais, e trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: eletrônica de potência, máquinas elétricas e acionamentos industriais. Nos últimos tempos, vem se dedicando à área de educação em engenharia, com ênfase em inovação e empreendedorismo na formação do engenheiro. Desde 2012, coordena  o Programa de Inovação para Educação em Engenharia (ENG200).

Professora titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Alamanda Kfouri é graduada em Medicina pela UFMG (1986), onde também concluiu mestrado (1990) e doutorado (1998) em Obstetrícia e Medicina Fetal, no Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher. Seu ingresso como docente da UFMG ocorreu em 1994 (substituta), e ela se tornou efetiva, em regime de dedicação exclusiva, em 1998. Sua carreira acadêmica é marcada pela articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Desde 2020, é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher, e suas atividades de pesquisa e extensão estão vinculadas ao Centro de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas (HC/UFMG).

Alamanda teve participação ativa no processo de reforma do currículo do curso de Medicina, implantado em 2014, e da posterior reforma curricular. No período 2018-2022, ela ocupou o cargo de vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG. Em seguida, foi eleita diretora para um mandato de quatro anos, formando com a vice, a professora Cristina Gonçalves Alvim, a primeira diretoria feminina da Unidade.

Calendário
A consulta em primeiro turno será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG. Três datas estão reservadas para debates da chapa com a comunidade: dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro.

Estão aptos a votar os servidores do quadro de pessoal permanente da UFMG (docentes e técnico-administrativos em educação) em efetivo exercício e estudantes maiores de 16 anos, de todos os níveis, que estiverem matriculados na época da consulta.

A lista definitiva de votantes será estabelecida com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária em 9 de outubro de 2025.

As informações sobre o processo eleitoral da UFMG estão disponíveis no site da consulta.