Coltec seleciona pós-graduandos em psicologia para vaga de estágio não obrigatório
Bolsista dará suporte às atividades da Seção de Acompanhamento Psicossocial (Seap)

O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) recebe, até 24 de agosto, inscrições de estudantes de pós-graduação em psicologia para vaga de estágio não obrigatório. A seleção, regulamentada pelo edital 46/2025, visa ao preenchimento de uma vaga para bolsista e à formação de cadastro de reserva. O bolsista será convocado para estagiar presencialmente na Seção de Acompanhamento Psicossocial (Seap), no campus Pampulha.
A seleção é destinada a candidatos graduados em psicologia que tenham registro ativo no conselho de classe e estejam regularmente matriculados em cursos de especialização, mestrado e doutorado da UFMG relacionados às áreas de atuação da psicologia. É desejável que o candidato tenha familiaridade ou interesse na área da psicologia escolar, na atuação no campo das políticas públicas, principalmente nos processos de inclusão, do desenvolvimento humano e nas políticas de saúde mental.
Processo seletivo
A inscrição será realizada exclusivamente por meio do endereço seap@teiacoltec.org, sem cobrança de taxa. O candidato deve enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e informar a condição para concorrência às vagas, em cumprimento aos requisitos do item 4 do edital. Os modelos de ficha de inscrição, de autodeclaração étnico-racial e de autodeclaração de pessoa com deficiência estão disponíveis respectivamente nos anexos III, IV e V do edital da seleção.
O processo seletivo tem três etapas: prova escrita (a ser realizada presencialmente nas dependências do Coltec, no dia 27 de agosto), análise curricular e entrevista. Todas as comunicações individuais e coletivas aos inscritos, como a relação geral de inscrições e o local de realização das provas, serão feitas via e-mail ou pelo site do Colégio Técnico.
O resultado final, após interposição de recursos, será divulgado em 26 de setembro.
Atribuições e bolsa
Recomenda-se que o candidato apresente ou se disponha a adquirir habilidades envolvidas na atuação com adolescentes, visto que o bolsista atuará em atividades de atendimento psicossocial a estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes e em projetos da Seap. Entre as atribuições do cargo, estão o acompanhamento de estudantes com deficiência, neurodivergentes e/ou que apresentem condições que exijam um cuidado mais próximo, pontual ou contínuo, a participação em reuniões internas da equipe, em encontros com familiares dos estudantes em acompanhamento e produção de relatórios.
O estagiário receberá, mensalmente, bolsa no valor de R$1.665,22, acrescidos de auxílio-transporte por dia efetivamente estagiado, no valor de R$10. O estágio tem carga horária de seis horas diárias e 30 horas semanais, que serão cumpridas em horário previamente estabelecido de comum acordo com o gestor do Coltec. O período do estágio será de até 12 meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado duas vezes até o limite máximo de 24 meses, desde que não ultrapasse a data prevista para a formatura do aluno.
[Atualização da notícia em 12/8/2025: retificação do edital 46/2025 informa que estudantes que estejam cursando especialização também podem ser candidatar à vaga de estágio]
