Consulta à comunidade que subsidiará escolha do novo Reitorado será na terça, 21
Alessandro Fernandes e Alamanda Kfoury compõem a única chapa inscrita; sistema on-line da UFMG receberá votos das 9h às 21h, com possibilidade de participação por computador ou celular

A consulta que subsidiará a escolha do Reitorado que vai comandar a UFMG na gestão 2026-2030 será realizada na terça-feira, 21, das 9h às 21h. Estão aptos a votar servidores do quadro de pessoal permanente da UFMG em efetivo exercício (docentes e técnico-administrativos em educação) e estudantes maiores de 16 anos de todos os níveis. A chapa UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira, candidato a reitor, e Alamanda Kfoury Pereira, candidata a vice-reitora, é a única inscrita.
A lista de votantes foi consolidada com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária no último dia 9, conforme determina o regimento do processo. Ao todo, 50.637 pessoas estão aptas a votar: 3.092 servidores docentes, 3.934 servidores técnico-administrativos em educação e 43.611 discentes, entre os quais há discentes da residência médica e das unidades da Escola de Ensino Básico e Profissional (Ebap) da UFMG.
O número de pessoas aptas a votar na principal consulta da UFMG supera o da população de mais de 90% dos municípios mineiros. Em outras palavras, se a UFMG fosse uma cidade de Minas Gerais, ela estaria entre as 10% maiores do estado – na faixa populacional em que se situam municípios como Lagoa da Prata, Leopoldina, Guaxupé, Bocaiuva, Diamantina, Monte Carmelo e João Pinheiro.
Uma das normas que regem a consulta para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) é o sistema de ponderação, em que o voto dos servidores docentes tem peso 70, o dos servidores técnico-administrativos, 15, e o dos estudantes, 15. Essa proporção está prevista no artigo 27 do Estatuto da UFMG. Sua fórmula está detalhada no regimento da consulta.
Como votar
A consulta para os cargos de reitor e vice-reitor será realizada exclusivamente por meio do Sistema de Consultas da UFMG, que possibilita o voto a distância, seja pelo computador ou pelo celular. O acesso ao sistema se dá por meio do mesmo login utilizado no portal MinhaUFMG. O site do Sistema de Consultas dispõe de tutorial com o passo a passo de como votar.
O acesso ao ambiente virtual de voto pode ser feito por dois caminhos: por meio do link “Consultas eleitorais”, no portal MinhaUFMG (canal “Sistemas”, grupo “Aplicações Administrativas”), ou diretamente no site do Sistema de Consultas da UFMG.
O votante também pode utilizar esse link para acessar a página de votação e consultar os documentos relativos ao processo (regulamento, regimento e portaria). A previsão é que o resultado seja divulgado ainda na terça-feira, 21, no site que reúne todas as informações relativas à consulta, após o fechamento das urnas virtuais.
O próximo passo do processo é o encaminhamento do resultado da consulta ao Colégio Eleitoral, formado pelos membros do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores. O colegiado tem como atribuição elaborar a lista tríplice de nomes de professores que será levada à Presidência da República para escolha do(a) novo(a) reitor(a). O(a) vice-reitor(a) é formalmente escolhido(a) pelo(a) reitor(a), após sua nomeação.
