Inscrições abertas para os programas Residente, Cátedras e Visitas Internacionais do Ieat
Novidades na temática e nos períodos de estada na UFMG marcam as chamadas; residentes de 2024 apresentarão resultados de suas pesquisas até 23 de setembro

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat/UFMG) está recebendo inscrições para os programas Professor Residente, Cátedras de Curta duração e Visitas Internacionais Fundep/Ieat, destinados a docentes da Universidade com atuação focada na pesquisa de caráter transdisciplinar.
Na próxima edição do Programa Professor Residente, cujo período de estágio será de 2 de março a 31 de dezembro de 2026, a novidade é a prioridade que será dada a projetos de pesquisa relacionados à temática Humano e não humano, que responde ao debate contemporâneo sobre os limites e as fronteiras das transformações promovidas pela ciência e pela tecnologia, bem como o reconhecimento de outros modos de existência – animais, ecossistemas, coisas, máquinas, objetos técnicos e coletivos híbridos.
Os candidatos a residentes devem se inscrever exclusivamente pelo e-mail editais@ieat.ufmg.br, até as 23h59 do dia 26 de outubro. No campo assunto, deve constar: Candidatura “nome do candidato” Programa Professor Residente Ieat/UFMG 2025.
Mostra Residentes
Até 23 de setembro, oito professores que participaram do Programa Residentes em 2024 apresentarão resultados de seus estudos, que abrangem desde biodiversidade e inteligência artificial até questões relacionadas a gênero, democracia e linguagem.
As apresentações ocorrerão no Auditório Baesse, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), e na sala de reuniões do Crisp/UFMG, localizada na Unidade Administrativa III. Acompanhe o cronograma da Mostra Residentes Ieat 2024.
Cátedra de 30 dias
O Programa Cátedras de Curta Duração, financiado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), também traz novidades nesta edição. Os pesquisadores acolhidos terão uma estada de 30 dias na Universidade. Nas edições anteriores, o programa contemplava as modalidades visitante (de 3 a 12 dias) e a modalidade residentes (de 15 a 30 dias).
A chamada prevê a oferta de três vagas para pesquisadores com inequívoca senioridade, notório reconhecimento internacional e atuação em campos transdisciplinares, capazes de articular colaborações com pesquisadores e grupos de pesquisa da UFMG.
As candidaturas dos pesquisadores internacionais devem ser feitas por docentes da UFMG, em efetivo exercício, com título de doutor e comprovada atuação em áreas com potencial transdisciplinar. Os proponentes das indicações, se aprovadas, serão os anfitriões dos catedráticos durante sua estada na Universidade.
O prazo para as inscrições termina em 31 de outubro. A documentação deve ser enviada para o e-mail editais@ieat.ufmg.br, conforme orientações disponíveis na chamada.
Visitas internacionais
Para indicação de pesquisadores internacionais para estadas curtas, os docentes da UFMG deverão inscrever candidatos na chamada Programas Visitas Internacionais Fundep/Ieat, que vai selecionar até cinco pesquisadores para visitas de, no máximo, 12 dias.
O período de atuação em grupos de pesquisa da UFMG ocorrerá de março de 2026 a abril de 2027. Os pesquisadores convidados devem ter reconhecimento internacional, senioridade acadêmica, capacidade de liderança em grupos de estudo e atuação em áreas de caráter transdisciplinar.
Os documentos para inscrição devem ser enviados para o e-mail editais@ieat.ufmg.br. No campo assunto, deve constar: Candidatura: "nome do indicado" – Chamada Visitas Internacionais 2025.
