Ensino

Disciplina de Neurociências da Visão abre vagas para matrículas isoladas

Atividade será ofertada no segundo semestre letivo

Neurociências da Visão: disciplina associa tecnologia e neurociências em curso voltado a alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais externos das áreas de engenharia
Neurociências da Visão: disciplina associa tecnologia e neurociências em curso voltado a alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais externos das áreas de engenharia Foto: bniique | Pixabay

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da UFMG recebe, de 21 a 25 de agosto, inscrições para matrícula isolada na disciplina Neurociências da Visão. Também conhecida como Neurovisão, será ministrada presencialmente às terças-feiras, das 13h às 15h30, no período de 26 de agosto a 9 de dezembro de 2025, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG. Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado no site do programa.

O curso, que oferece três créditos e uma carga horária total de 45 horas, é voltado para discentes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais externos interessados na aplicação de tecnologia de ponta à compreensão e intervenção nos sistemas visuais humanos. Ao longo do semestre, os alunos participarão de palestras e seminários ministrados por especialistas de diferentes áreas, além de atividades práticas e eventos acadêmicos, incluindo a participação no 12º Congresso de Neurociências da Visão, que acontece de 26 a 28 de novembro de 2025.

Sobre a disciplina
Criada em 2008, tem como missão promover a interface entre neurociências e inovação tecnológica com apoio de uma rede interdisciplinar composta de engenheiros, oftalmologistas, dentistas, fisioterapeuta, administradores e neurocientistas. Com foco em saúde visual e processos neurais da visão, o curso incentiva o desenvolvimento e a utilização de soluções tecnológicas com impacto direto em áreas como diagnóstico por imagem, dispositivos assistivos, inteligência artificial aplicada à saúde e novas metodologias de avaliação sensorial.

O curso é direcionado a alunos e profissionais da engenharia, computação e áreas afins que tenham interesse em aplicar seus conhecimentos na criação de soluções para apoio ao diagnóstico, dispositivos assistivos ou IA na saúde. "A proposta da disciplina é especialmente atrativa para engenheiros e profissionais das ciências exatas que buscam aplicar seus conhecimentos técnicos na solução de desafios reais da neurociência da visão, contribuindo para o avanço de tecnologias com alto impacto social e científico”, destaca o texto de divulgação.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cpgmec@demec.ufmg.br ou do telefone (31) 3409-5145.

Com PPGMEC UFMG