Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para seminário de comunicação organizacional
Evento será realizado na UFMG, em novembro, com foco no papel das universidades na sociedade contemporânea

Pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação têm até sexta-feira, 26 de setembro, para inscrever resumos expandidos para o 7º Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (7º Sico). O evento será realizado na UFMG, de 26 a 28 de novembro, com o tema Comunicação e universidades.
A chamada contempla propostas que serão apresentadas em sessões temáticas e posteriormente publicadas no Caderno de Resumos Expandidos. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail comunica@ufmg.br, de acordo com o template disponibilizado pela organização. A divulgação dos resumos aprovados está prevista para outubro.
Com foco nas relações entre comunicação e ensino superior, o 7º Sico propõe reflexão sobre o papel das universidades na sociedade contemporânea, especialmente na América Latina. Em um contexto marcado pela infodemia e por ataques às instituições de ensino, o evento destaca a necessidade de a comunicação universitária se orientar pelos princípios da comunicação pública, reforçando sua legitimidade e relevância social.
Universidades como mediadoras e articuladoras de transformações
A proposta envolve discutir como a comunicação pode apoiar as universidades não apenas como produtoras e difusoras de conhecimento, mas também como mediadoras e articuladoras de transformações sociais, capazes de catalisar desenvolvimento e enfrentar desigualdades. O objetivo é abrir espaço para novas agendas de pesquisa e fortalecer o diálogo entre gestores, pesquisadores e a sociedade.
Além das apresentações científicas, o encontro abrigará outros três eventos simultâneos: o 2º Congresso Latino-americano de Mídias Universitárias, o 10º Encontro de Gestores de Comunicação Universitária (Cogecom/Andifes) e o 7º Colóquio UFMG Universidade e Comunicação Pública.
O 7º Sico é promovido pela Rede Hologramas, composta dos grupos de pesquisa IPÊ (UFMG), Dialorg, GCCOP (UFRGS) e Pólen (UFV), em parceria com a UFMG, a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes).
