Notícias Externas

Rádio UFMG Educativa é finalista do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal

Série 'Pesadelo infantojuvenil' concorre na categoria 'Profissional: áudio'

Infância roubada: partos em crianças expõem graves abusos sexuais
Infância roubada: partos em crianças expõem graves abusos sexuais Imagem: Abobe Express


A Rádio UFMG Educativa é a única emissora pública de rádio finalista do 5º Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal. A Estação do Conhecimento concorre na categoria Profissional: áudio com a série Pesadelo infantojuvenil: Brasil tem 26 partos diários em meninas entre 10 e 14 anos, produção do jornalista Ruleandson do Carmo, com sonoplastia de Breno Rodrigues. Ao todo, 240 produções foram inscritas em uma das quatro categorias profissionais ou em uma das duas dedicadas a estudantes de jornalismo. Entre as finalistas, há reportagens de veículos de alcance nacional, como Folha de S.Paulo, Band News, O Tempo e Rádio Novelo.

O ponto de partida da série, estruturada em três episódios, é a pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob liderança da farmacêutica e pesquisadora Isabella Vitral Pinto, em parceria com o Ministério da Saúde e com participação da Escola de Enfermagem da UFMG, por meio da professora Deborah Malta. O estudo, que teve seus resultados divulgados em 2024, revela o alarmante cenário de abuso sexual e de gravidez em crianças e adolescentes. 

Entre as pessoas entrevistadas pela produção, além da pesquisadora principal, a farmacêutica Isabella Vitral, estão três docentes da UFMG: a líder do estudo na Universidade, Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, Sara Paiva, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, e Fernando Jayme, da Faculdade de Direito. Outra participante é a psicóloga Mery Oliveira, voluntária no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Na série, os especialistas avaliam as causas, as consequências e indicam caminhos para a necessária mudança social capaz de levar ao fim dos abusos sexuais e da gravidez em crianças e adolescentes.

Em sua quinta edição, o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal reconhece trabalhos da mídia brasileira que estimulam debates sobre a saúde da criança e do adolescente, com o objetivo de ampliar a percepção social sobre os direitos dessa parcela da população. A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no dia 10 de novembro.

A série está disponível no Spotify e no SoundCloud, em formato de podcast.