TV UFMG lança nova chamada para exibição de produções audiovisuais
Programa 'Panorâmica' oferece espaço para olhares diversos do cinema contemporâneo brasileiro
Após a exitosa experiência da primeira chamada pública do programa Panorâmica, que exibirá, até o fim do ano, 19 filmes de diferentes regiões do país, a TV UFMG lança o segundo processo de seleção para novas produções audiovisuais. As inscrições começam nesta terça-feira, 2 de setembro, e seguirão até 17 de outubro. A chamada pública visa reforçar a proposta do programa de se consolidar como vitrine para a diversidade do cinema brasileiro.
Em 2025, entre os filmes selecionados, exibidos ao longo da terceira temporada do programa, figuraram documentários, obras de ficção, musicais e produções infantojuvenis que abordaram temas como emergência climática, questões sociais e o folclore brasileiro. Essa experiência marcou a estreia de um modelo de seleção que reforça o papel da TV UFMG como espaço de circulação e reflexão sobre o cinema contemporâneo.

Na nova chamada, a emissora dá continuidade à iniciativa. Podem participar professores, servidores técnico-administrativos, terceirizados e estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, além da comunidade externa de todo o Brasil, como produtores audiovisuais, coletivos artísticos e grupos da sociedade civil envolvidos em ações culturais, sociais e educativas. Longas-metragens, curtas-metragens, documentários e animações poderão se inscrever. As obras selecionadas serão exibidas em múltiplas plataformas da TV UFMG e no portal da Universidade.
A seleção será feita com base em critérios como originalidade, qualidade técnica e criativa, coerência com os valores da comunicação pública e adequação da documentação. O edital com as orientações necessárias para inscrições na chamada pública de 2026 está disponível na página do Cedecom UFMG.
'Panorâmica'
Criado em 2016, o Panorâmica é um selo da TV UFMG – mídia gerenciada pelo Centro de Comunicação (Cedecom) – dedicado à reflexão, à produção de conteúdo original, à curadoria e à exibição de produções audiovisuais de diferentes formatos e temáticas. O projeto busca valorizar o cinema brasileiro e aproximar a universidade de múltiplos olhares sobre a produção contemporânea.
