UFMG e Biominas Brasil lançam ‘hub’ para impulsionar inovação em saúde e biotecnologia
O Biotech Hub é uma aliança estratégica que une a excelência tecnológica da Universidade à experiência de mercado da Biominas; evento de lançamento será na quarta, 17

A UFMG e a Biominas Brasil, um instituto de ciência e tecnologia privado, estabeleceram uma aliança estratégica para fortalecer a inovação em saúde e biotecnologia em Minas Gerais. O Biotech Hub será lançado em evento na próxima quarta-feira, 17, a partir das 14h, no Auditório B106 do CAD 3, no campus Pampulha.
O Biotech Hub vai unir a excelência tecnológica da UFMG, maior depositante de patentes em biotecnologia no país, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, à experiência de mercado da Biominas, que há mais de 35 anos atua na conexão entre ciência e negócios. Recentemente, a Biominas foi a instituição de ciência e tecnologia (ICT) com o maior número de propostas aprovadas no edital Cientista Empreendedor, da Fapemig.
A Universidade e o instituto criaram uma plataforma integrada para o desenvolvimento de soluções inovadoras em biotecnologia. O Biotech Hub tem o propósito de aproximar pesquisadores, empreendedores e empresas, estimulando parcerias e acelerando a transformação de pesquisas científicas em produtos e serviços de impacto social e econômico.
Infraestrutura, suporte acadêmico e de gestão
No evento do dia 17 haverá palestra sobre a aliança, mesa-redonda sobre engenharia biológica, painel de políticas públicas e estratégias de fomento para PD&I e ainda um espaço de networking com feira de soluções.
A CTIT – Núcleo de Inovação da UFMG informa que o Biotech Hub propiciará o compartilhamento de infraestrutura, capacitação empreendedora, desenvolvimento conjunto de projetos e formalização de parcerias estratégicas, reforçando o papel da Universidade como agente de inovação. "Trata-se de duas instituições de grande reputação na área de biotecnologia com competências complementares que vão se somar no novo ambiente de inovação", destaca a coordenadora executiva da CTIT, Juliana Crepalde.
A Biominas Brasil aportará sua rede de conexões e programas de aceleração. Segundo o presidente e CEO do instituto, Eduardo Emrich, o lançamento do Biotech Hub é um passo decisivo para impulsionar a inovação em saúde e biotecnologia em Minas e no Brasil. “Unimos a força da pesquisa acadêmica de excelência da UFMG à experiência prática da Biominas em transformar ciência em negócios. Nosso objetivo é criar um ambiente fértil para que pesquisadores, empreendedores e empresas encontrem as condições necessárias de infraestrutura, suporte acadêmico e apoio de gestão para acelerar ideias e convertê-las em soluções reais que gerem impacto positivo para a sociedade e para a economia”, destaca.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas na página do Sympla. As vagas são limitadas.
