Institucional

UFMG lança site com informações sobre consulta à comunidade

Processo vai subsidiar Colégio Eleitoral na elaboração da lista tríplice que definirá o próximo Reitorado; prazo de inscrições de chapas termina nesta sexta

Site da consulta para a escolha do novo Reitorado já está no ar
Imagem do prédio da Reitoria: principais documentos relativos à consulta já estão disponíveis em site especialImagem: Matheus Espíndola (com o uso de IA)

Está no ar o site que reúne as informações relativas ao processo de consulta à comunidade universitária para a escolha do Reitorado que vai conduzir a UFMG no ciclo 2026-2030. Na página, figuram, entre outras informações, as normas que regem o processo eleitoral, o calendário do processo e as orientações de como e quem pode votar.

Já podem ser consultados, por exemplo, o regulamento do processo, documento oficializado em 12 de agosto, a portaria que institui a Comissão Eleitoral, de 14 de agosto, e o regimento da consulta, documento formalizado pela Comissão Eleitoral após reunião realizada na última quinta-feira, 21. O ambiente será alimentado com outras informações pela comissão no decorrer do processo.

Instituída por decisão do Conselho Universitário, a Comissão Eleitoral é a instância responsável por operacionalizar e gerir o processo de consulta à comunidade universitária que vai subsidiar o Colégio Eleitoral na elaboração da tradicional lista tríplice, da qual sairão os novos dirigentes da Universidade – reitor(a) e vice-reitor(a). O professor Gustavo Pereira Cortês, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), é o presidente da Comissão.

Os demais membros da Comissão Eleitoral são Sueli Maria Coelho, professora da Faculdade de Letras, Priscilla Macedo Moura, professora da Escola de Engenharia, Wellington Marçal De Carvalho, vice-diretor e servidor técnico-administrativo da Biblioteca Universitária, Sheila Ferreira Coelho, servidora técnico-administrativa da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Hiran Reis Domingues, estudante do curso de Ciências do Estado, e Osvaldo Mendonça Capelari, discente do curso de Direito. Há, ainda, um suplente por categoria: Theles De Oliveira Costa, professor do campus Montes Claros, Izabel Antonina de Araújo, servidora técnico-administrativa e diretora da Biblioteca Universitária, e Lorrayne Lourença Damasceno, estudante do curso de Gestão Pública.

Compete à Comissão Eleitoral, segundo o regimento, receber inscrições de candidaturas, coordenar o processo de consulta, emitir instruções sobre a maneira de votar, providenciar o material e os meios necessários à consulta, nomear a junta apuradora, credenciar fiscais indicados pelas chapas, organizar os debates, publicar os resultados e enviá-los ao Colégio Eleitoral, julgar os eventuais recursos e resolver casos omissos.

Chapas
O período de inscrições das chapas foi aberto na última segunda-feira, dia 25, e vai até sexta, 29 de agosto. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, das 14h às 16h, na secretaria da Comissão Eleitoral, instalada no prédio da Reitoria (sala 4003). A divulgação das chapas inscritas ocorrerá no dia 1º de setembro, e o afastamento dos candidatos de suas atividades letivas e administrativas começa em 30 de agosto e segue até o fim do processo.

Professor Gustavo Pereira Côrtes (à esquerda) conduz a Comissão Eleitoral encarregada de operacionalizar o processo
Professor Gustavo Pereira Côrtes (à esquerda) conduz a Comissão Eleitoral, encarregada de operacionalizar o processo Foto: Raphaella Dias | UFMG

Calendário
Publicado no dia 21 de agosto, o regimento da consulta detalha, entre outros pontos, o calendário do processo, em todas as suas etapas. A consulta em primeiro turno será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG.

Três datas estão reservadas para debates entre os candidatos: dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro. Um eventual segundo turno será realizado em 18 de novembro, caso nenhuma chapa alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos. Nesse caso, novo debate ocorrerá em 11 de novembro.

Quem participa
Estão aptos a votar os servidores do quadro de pessoal permanente da UFMG (docentes e técnico-administrativos em educação) em efetivo exercício e estudantes maiores de 16 anos, de todos os níveis, que estiverem efetivamente matriculados na época da consulta. A lista definitiva de votantes será estabelecida com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária em 9 de outubro de 2025.

Entre as normas que regem a consulta, está o sistema de ponderação de votos, em que o voto dos servidores docentes tem peso de 70, o voto dos servidores técnico-administrativos, 15, e o voto dos estudantes, 15. A fórmula para a ponderação dos votos – cuja proporção está prevista no artigo 27 do Estatuto da UFMG – pode ser consultada no regimento.

Votantes que integram mais de um segmento (professores ou servidores técnico-administrativos que também são estudantes) têm direito a um único voto (se docente e discente, vota como docente; se servidor técnico-administrativo e discente, vota como técnico).