Institucional

UFMG promove aula conjunta com professores de escolas públicas

Atividade neste sábado integra conjunto de ações, que se somam a projetos de extensão, para construção de espaço comum de formação docente

Professor Antônio Nóvoa com coordenadores de projetos de Extensão vencedores do edital Licex
Professor Antônio Nóvoa com coordenadores de projetos de extensão vencedores do edital Licex Foto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG recebe, neste sábado (dia 30), 60 professores das escolas básicas dos municípios de Carmésia, Dores de Guanhães e Passa Quatro para uma aula conjunta com 40 estudantes das licenciaturas sobre transtorno do espectro autista. A atividade integra o conjunto de ações coordenadas pela Diretoria Universidade Educação Básica (Dueb) que vêm sendo realizadas no âmbito da política institucional da UFMG para a formação de professores da educação básica em espaços comuns.

A professora Roberta Corrêa, diretora da Dueb, conta que a escolha do tema para essa aula conjunta partiu de demanda apresentada pelos próprios professores das escolas das redes públicas de ensino desses municípios, parceiros da UFMG. A construção de espaços comuns de formação docente vem sendo buscada em conjunto pelas demais 18 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado, vinculadas à Rede de Formação de Professores.

Extensão na formação docente
Na última terça-feira, dia 26, as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) apresentaram os 25 projetos de extensão vencedores do edital Licex, concebido para incentivar a formação inicial de professores para a educação básica por meio da concessão de bolsas para programas ou projetos de extensão. Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão, Carmen Rosa Vergara, serão investidos R$ 300 mil em bolsas, nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa, que serão destinadas exclusivamente a discentes da UFMG vinculados aos cursos de licenciaturas.

Para a pró-reitora-adjunta de Graduação, professora Maria José Flores, o edital poderá contribuir com a regularização curricular dos licenciandos que ingressaram em 2023 na Universidade, quando passou a vigorar a obrigatoriedade do cumprimento de, pelo menos, 320 horas de atividades extensionistas do total de 3,2 mil horas para a formação do profissional docente.  

Reunidos no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas, os coordenadores dos projetos e dos centros de extensão (Cenex) fizeram relatos sobre desafios enfrentados e possibilidades. Quinze dos 25 projetos vencedores do edital Licex apresentaram suas experiências, algumas com mais tempo de percurso, outras mais recentes.

“As escolas nos ensinam muito, por meio de suas próprias dificuldades e especificidades. As parcerias que fazemos com elas precisam ser adaptáveis às suas realidades e necessidades. E para o estudante, bolsista ou voluntário, a vivência com o professor em sala de aula, o contato com pedagogos e as interações com o público infantil, além das crianças de anos finais do ensino fundamental e do médio, contribuem muito para sua formação. Não é simples medir isso, mas é possível e estamos pensando nessa possibilidade.”

Professor Seme Gebara:
Seme Gebara: "aprendemos muito com as escolas" Foto: Raphaella Dias | UFMG

O relato do professor Seme Gebara, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), projeta o que se espera da formação docente em espaços comuns de formação, segundo o professor António Nóvoa, incentivador da proposta junto à UFMG e à Rede Mineira de Formação de Professores. “As atividades de extensão não devem ser marginais nesse processo. Não podem ser realizadas por voluntarismo, elas precisam ser institucionalizadas e acordadas com as redes públicas dos municípios, para haver continuidade”, defendeu Nóvoa.   

O projeto Descobridores da matemática, coordenado pelo professor Seme, teve início em 2017, em parceria com o Centro Pedagógico (CP), transpôs as fronteiras do campus e chegou a escolas municipais em 2019. Atualmente, conta com a colaboração de 22 estudantes, não só da graduação em Matemática, mas também dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Filosofia, Educação Física, Matemática Computacional e Ciência da Informação. “No próximo ano, alunos de mestrado e de doutorado e estudantes de iniciação científica do Centro Pedagógico farão suas observações no âmbito do projeto”, acrescentou o professor, lembrando que há oito semestres a atividade também é oferecida como disciplina optativa.

Descobridores da matemática: projeto de extensão sobre resolução de problemas
'Descobridores da matemática': resolução de problemas Foto: Divulgação Descobridores da Matemática/ICEx/UFMG

Para a professora Adriane Teresinha Sartori, da Faculdade de Letras, que coordena o projeto de extensão para ensino de língua portuguesa a adolescentes em privação de liberdade em sete unidades socioeducativas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, os desafios são constantes. "Vivemos o embate entre concepção de segurança e de educação. Em nossas reuniões, refletimos sobre esses espaços invisibilizados e sobre os conceitos e a literatura que podemos levar a esses meninos. Estamos aprendendo junto com os professores das outras disciplinas e profissionais dessas unidades", contou.

O projeto conta com quatro bolsistas e cinco voluntários, que atualmente elaboram uma ação com a Defensoria Pública. A expectativa é que a ação extensionista chegue às 16 unidades socioeducativas da RMBH em 2026. 

Adriane Sartori coordena atividade extensionista de ensino de Português nas unidades sócioeducativas da RMBH
Adriane Sartori: ensino de português em unidades socioeducativas
Foto: Raphaella Dias | UFMG

Na avaliação do professor António Nóvoa, as iniciativas de extensão para a formação de professores “não devem se configurar como excesso de trabalho e fragmentação, ou como iniciativas que "levam mais coisas e mais projetos para as escolas”. Ele defendeu que os 10% de atividades extensionistas no currículo das licenciaturas estejam, de fato, “integrados e enraizados à formação, para contribuir para a profissionalização docente dos licenciandos e para facilitar o trabalho dos professores nas escolas das redes públicas de ensino".

Práticas docentes
Nos dias 9 e 10 de setembro, será realizado o 5º Seminário de Práticas Docentes, com o tema A formação em extensão nos cursos de licenciatura da UFMG: desafios e possibilidades para a construção de espaços comuns de formação de professoras(es) da educação básica. As inscrições, gratuitas, estão abertas na plataforma Even 3.

Teresa Sanches