Ementa
Estudo da heterogeneidade linguística como propriedade natural, intrínseca e constitutiva das línguas sociolinguísticas do português do Brasil e aspectos da formação histórica dessa língua. Discussão sobre a educação linguística: atitudes, crenças e preconceito linguísticos, com base em contribuições recentes da sociolinguística. Análise de propostas de práticas pedagógicas de educação em líng. materna adequadas para lidar, em sala de aula, com a diversidade linguística dos alunos. Os tópicos trabalhados levarão em conta a distinção entre as modalidades da fala e da escrita; as noções de variação linguística; a noção de gramática internalizada como base para a descrição da língua; e a relação entre aspectos de forma e de conteúdo no que se refere à produção de linguagem. Os conteúdos são explorados de acordo com sua aplicabilidade no Ensino de Língua Materna.
Código da disciplina: LET629
Tipo da atividade: obrigatória
Créditos mínimo: 2
Carga horária (horas):
| Teórica | Prática | Total |
|---|---|---|
| 15 | 15 |
