Artistas e pesquisadores da voz e da cena reúnem-se em seminário organizado pela UFMG
A 13ª edição do seminário A voz e a cena, que será realizada de 20 a 23 de outubro, vai reunir em Belo Horizonte e em Ouro Preto pesquisadores das cinco regiões do país. Organizado pela UFMG (curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes e Teatro Universitário), juntamente com a Rede Voz e Cena, o evento ofertará palestras, apresentações musicais e rodas de troca. As inscrições são gratuitas. As atividades – em sua maioria abertas ao público em geral – são destinadas a artistas da cena, pesquisadores no campo da voz, estudantes de cursos relacionados às artes e à comunicação e ao público interessado.
A comissão organizadora é composta por Helena Mauro (TU), Marco Flávio (professor aposentado da Ufop), Maurílio Rocha (EBA) e Eugênio Tadeu (professor aposentado da EBA).
Programação em BH
O evento terá início no campus Pampulha nos dias 20 e 21 de outubro. A UFMG sediará ações formativas, ofertadas por artistas-pesquisadores(as) do campo da voz. Na segunda-feira, dia 20, o destaque é a apresentação musical Dupla sina, com Leticia Carvalho e Fernando Carvalho, a partir das 20h, no Auditório Álvaro Apocalypse da EBA. O repertório do show conta histórias, memórias, afetos, encontros e desencontros entre pai e filha.
Na terça-feira, segundo dia de atividades, serão oferecidas três oficinas das 9h às 12h, com vagas limitadas. Para participar, é necessário preencher formulário eletrônico e se inscrever para uma das seguintes opções:
O trabalho vocal como consciência de si
Oficina com Kátia Maffi, professora de Artes Cênicas da UEM, atriz e fundadora do coletivo artístico Narrativas
Onde: Sala Ataulfo
Vozes do saber
Oficina com os professores Leonel Martins Carneiro (UFAC e Thalim/Sorbonne) e Juliana Mota (UFSJ)
Onde: Sala João Etiènne
Voz e movimento expressivo: música orgânica nas Artes Cênicas
Oficina com Natália Fiche, fonoaudióloga, doutora em Teatro (Unirio) e professora de Voz e Movimento
Onde: Espaço Preto
Ouro Preto
A programação segue nos dias 22 e 23 de outubro na Pousada Vila Relicário, em Ouro Preto. O terceiro dia de evento terá como destaques as oficinas Voz, espaços e sentidos, ministrada por Wânia Storoli e Adriana Petry, e Vivência de canto de terreiro, por Thales Branche. No turno da tarde, serão ofertadas as oficinas Música e cena com passo simples e composto, ministrada por Marcos Chaves, e Cantoria, as nossas canções, com Valéria Braga e Juliana Mota.
À noite, o espaço da pousada será ocupado por programação intensa de performances, com a realização das apresentações Cena do texto ‘Madame de Sade’, de Meran Vargens, A minha nossa voz a tua sendo o silêncio, de Nara Keiserman, Cantario, de Thales Branche, e Escarlate, de Andréa Flores.
Na manhã do dia 23, quinta-feira, a programação será encerrada com a apresentação do site da Rede Voz e Cena, a avaliação do 13º seminário e a definição da sede da próxima edição.
Outras informações podem ser consultadas nas redes sociais do A voz e a cena.
