Evento acadêmico

Ceale Debate desta terça focaliza o 'Alfaletrar', projeto que propõe metodologias e práticas de alfabetização e letramento

O Ceale Debate desta terça-feira, dia 30 de setembro, integra a programação da 3ª Jornada Magda Soares com o tema A contribuição da obra Alfaletrar para a formação inicial e continuada de professores. Mediado por Mônica Araújo e Francisca Maciel, professoras da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e pesquisadoras do Ceale, o evento on-line convida outras cinco profissionais para falar sobre a importância da obra e será transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal do Ceale no YouTube.

O encontro deste mês tem o objetivo de refletir sobre como a proposta de Magda Soares, sistematizada em Alfaletrar, subsidia tanto os cursos de Pedagogia quanto o trabalho de docentes em exercício e oferece perspectivas metodológicas e práticas para o processo de alfabetização e letramento. Na live, que também será transmitida no canal da editora Contexto, parceira do evento, será sorteado um exemplar do livro Alfaletrar e será lançado Memórias de uma educadora, obra em que Magda narra sua trajetória.

Não é necessária inscrição para assistir ao evento – basta acessar o link no horário indicado. Serão emitidos certificados para os participantes que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante o encontro; eles estarão disponíveis posteriormente no site de certificados da FaE.

Sobre as convidadas
Francicleide Cesário de Oliveira é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERNn), onde cursou doutorado em Letras, mestrado em Educação e graduação em Pedagogia. Atua nas áreas de alfabetização de crianças, saberes e práticas docentes e formação de professores. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (Geppe) da Universidade e membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP).

Doutora e mestre em Letras pela UERN, Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra é professora da universidade e especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais. Atualmente, coordena projetos de pesquisa e extensão, como o Bale – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas, e integra o Geppe. Atua nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura e prática pedagógica.

Além de professora adjunta da FaE/UFMG e pesquisadora do Ceale – onde ocupa o cargo de vice-diretora –, Daniela Freitas Brito Montuani é doutora e mestre pela Universidade. Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento, do Ceale, tem vasta experiência na formação inicial e continuada de professores, especialmente em alfabetização e letramento.

Lidiane de Mello Trindade é professora da rede municipal de Novo Hamburgo (RS), com experiência em sala de aula no 1º e no 2º ano do ensino fundamental. Atuou como professora do Ateliê Alfaletrar, projeto que prioriza a perspectiva prática do trabalho com a obra de Magda Soares em contextos reais de alfabetização.

Editora da Contexto, Luciana Pinsky é jornalista e escritora. Tem graduação em Jornalismo e História e mestrado em Ciências da Comunicação pela USP. Trabalhou nas redações da Revista Época e do jornal Valor Econômico e, desde 2005, atua na edição de livros. É autora do romance Sujeito oculto e demais graças do amor.

Descrição Imagem
Magda Soares coordenou o projeto 'Alfaletrar' até sua morte, em 2023 Foto: Glaucia Rodrigues