EBA oferece oficina gratuita de introdução à programação de jogos; inscrições abertas até 14 de agosto
A Escola de Belas Artes (EBA) vai oferecer, de 18 a 22 de agosto, a oficina Desenvolvimento de jogos em Unity, que será ministrada por Pedro Cordeiro Ferreira no Laboratório de Artes Gráficas (Grafo). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 14 de agosto por meio do site do projeto. As 20 vagas disponíveis serão preenchidas após análise da comissão organizadora.
Com caráter introdutório, a oficina visa capacitar os participantes no desenvolvimento de jogos digitais utilizando a game engine Unity e a linguagem de programação C#. “Os alunos serão introduzidos à interface do Unity, aos conceitos fundamentais de design de jogos e à lógica de programação aplicada a esse ambiente de desenvolvimento”, destaca o texto de divulgação.
O desenvolvimento de jogos em Unity integra o projeto Gogoame 2.0 – chuva de texto, derivado da obra de net art Gogoame, desenvolvida em 2016 por Pedro Veneroso. “O projeto compreende o desenvolvimento de um jogo de lógica e agilidade em que o jogador combina elementos em uma chuva de símbolos para chegar às suas formas finais", informa o texto. Organizada pela Sumbion, a iniciativa tem apoio do Grafo e incentivo do projeto BH nas telas e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para participar da oficina, o interessado não precisa ter conhecimento prévio de programação. A carga horária é de 20 horas, com aulas das 18 às 22h. A idade mínima é de 16 anos: no caso dos menores de 18, é necessária autorização do responsável. Participantes com no mínimo 80% de presença receberão certificado. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.
Sobre o professor
Integrante da equipe de programação e desenvolvimento do jogo Gogoame, Pedro Cordeiro Ferreira é formado em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG e cofundador do Motim Estúdio, coletivo dedicado à produção de jogos e animações. Ele colaborou na criação do curta-metragem O autor e, como desenvolvedor Unity, criou ambientes virtuais para grandes marcas, como NBA e Google, e o jogo A gente se vê por aí.
