Evento acadêmico

‘Bibliografia viva’ homenageia José Silvério Baia Horta, estudioso das relações entre políticas educacionais e autoritarismo

Ver cartaz do evento >

O programa Bibliografia viva homenageia na terça-feira, 29 de julho, o professor e pesquisador José Silvério Baia Horta, um dos nomes mais relevantes na construção do campo da História da Educação no Brasil. Com o tema Educação e política na trajetória de José Silvério Baia Horta, a roda de conversa será conduzida pelos professores José Edimar de Souza (UCS) e Renata Garcia (UEMG), com transmissão, a partir das 19h, no canal da Faculdade de Educação no YouTube.

Com participação especial dos professores e pesquisadores Luis Enrique Aguilar (Unicamp), Diana Vidal (USP) e Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG), o programa é o segundo da quinta temporada. O homenageado não estará presente ao evento, mas poderá, junto com o público, acompanhar a transmissão que celebra uma “trajetória marcada por compromisso ético e rigor intelectual”, como destaca o texto de divulgação.

Sobre o professor
Graduado em Pedagogia e em Filosofia pela PUC-Rio, mestre em Educação pela mesma instituição e doutor pela Université Paris-Descartes (França), José Silvério Horta é professor na PUC-Rio, na UFRJ e em outras instituições. Natural de Curvelo, no interior de Minas Gerais, ele produziu trabalhos acadêmicos decisivos para a compreensão das relações entre planejamento educacional e regimes autoritários.  

“Sua trajetória entrelaça experiência acadêmica e militância intelectual em favor de uma educação crítica, democrática e voltada à análise das relações entre Estado, autoritarismo e políticas educacionais. Oferece uma importante contribuição bibliográfica que revela o viés político da educação em períodos como o Estado Novo, evidenciando também os espaços de resistência e autonomia escolar”, descreve o material de divulgação.

Sobre o programa
Resultado de parceria entre a UFMG, a Uemg e a UCS, o Bibliografia viva tem como propósito reconhecer personalidades que se dedicam à pesquisa na campo da educação, produzindo novos conhecimentos e contribuindo para a melhoria de políticas educacionais e para o aprofundamento teórico-metodológico sobre pesquisa em educação no Brasil.

Com vários intelectuais já homenageados, como o professor Miguel Arroyo e as professoras Marta de Carvalho e Maria Helena Bastos, a série já produziu quatro temporadas. Todos os episódios estão disponíveis. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates. Atualizações sobre o projeto estão disponíveis em seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
José Silvério: relações entre planejamento educacional e regimes autoritários Foto: Acervo pessoal