Político-administrativo

Programa Motirõ: resultados do segundo ciclo serão apresentados na sexta

A UFMG e a Fundep promovem, na sexta-feira, dia 19, das 9h às 12h30, o evento Ciência e inovação para um futuro sustentável, no qual serão apresentados os resultados do segundo ciclo de formação e aceleração de negócios de impacto do Programa Motirõ e o relatório de impacto da primeira edição. O encontro, aberto ao público, será realizado no auditório da Reitoria e reunirá pessoas da comunidade universitária, representantes de empresas, parceiros institucionais e participantes do programa.

A programação inclui duas mesas-redondas: Ciência, inovação e sustentabilidade – a experiência da UFMG abordará como a Universidade tem integrado práticas sustentáveis às suas pesquisas e projetos de inovação, destacando iniciativas que buscam gerar impacto social e ambiental positivo. 

Participam da discussão os professores Jacqueline Aparecida Takahashi, pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG, e Gilberto Medeiros, diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), com mediação de Dawisson Belém Lopes, diretor do Escritório de Governança dos Dados Institucionais da Universidade.

Empreendedorismo de impacto
A mesa Ações para o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto discutirá estratégias e experiências de apoio à criação e aceleração de negócios comprometidos com a solução de desafios socioambientais. As discussões reunirão Camila Viana, líder de sustentabilidade do BH-TEC, e os professores Hermes Aguiar e Maria Auxiliadora Drumond, da UFMG. A mediação ficará a cargo de Carlos Lopes, diretor da Fundepar.

Outro destaque da programação é a palestra A trajetória empreendedora da Colibri Tecnologia Assistiva, com Adriano Rabelo, fundador da startup criada por egressos da Escola de Engenharia. O encerramento será feito pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramirez.

O evento é apoiado por Fundepar, BH-TEC, Pró-reitoria de Pesquisa e Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.

Aulas e atividades práticas
O programa proporciona aos participantes discussões sobre diversos assuntos relacionados aos negócios de impacto, como teoria da mudança, planejamento financeiro, mensuração de impacto socioambiental, modelo de negócios, captação de recursos, entre outros. 

As atividades do segundo ciclo ocorreram de abril a julho, de forma gratuita e presencial. As aulas foram ministradas no campus Pampulha, e as atividades práticas, na sede do BH-TEC.

Descrição Imagem
Prédio do BH-TEC, sede das aulas práticas do programa Motirõ Foto: Lucas Braga | UFMG