Evento cultural

Relação entre teatro e trauma é investigada em livro, que será lançado no sábado, dia 18

Ver cartaz do evento >

O entrelaçar das artes da cena e as marcas profundas geradas pelo trauma formam o amálgama do livro Teatro e trauma: três experiências de criação, resultado da pesquisa de pós-doutorado em Design da professora Denise Pedron, do Teatro Universitário da UFMG. Publicada pela Editora Javali, a obra será lançada neste sábado, dia 18 de outubro, a partir das 17h, no Espaço ZAP 18, no bairro Serrano. O evento contará com leituras e exibição de cenas e trechos de filmes das dramaturgias publicadas no livro.

Desenvolvida no Instituto de Psicologia e na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, a pesquisa parte da análise de três processos criativos: Domingo (2016), de Cida Falabella, Fonte de cura (2020), de Jack Diniz, e Fala (2021), de Paloma Mackeldy. Na obra, a autora investiga como experiências traumáticas, singulares e coletivas, como o abandono, o racismo e a violência sexual, são elaboradas no corpo e na cena.

“Essas criações têm algo em comum: a elaboração de traumas vividos de forma singular, mas que, como todo trauma, guardam conexões com experiências coletivas de sofrimento”, informa o texto de divulgação.

Teatro que parte da experiência
Com prefácio assinado por Denise Coutinho e Hebe Alves, Teatro e trauma é um livro para as pessoas que gostam e/ou fazem teatro e se interessam pela interface entre teatro e psicanálise. Com uma escrita sensível e crítica, a obra provoca perguntas que não terminam ao fim da leitura.

A proposta do livro é dialogar com as pessoas que fazem e pensam o teatro a partir das próprias experiências de dor, luto, prazer, medo, amor e resistência. “Essas experiências são a própria matéria daquilo que conhecemos como vida”, afirma-se na sinopse da obra.

A autora
A relação entre vivências traumáticas e processos criativos no teatro contemporâneo e na performance é foco de pesquisas de Denise Pedron. Ela é pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap), da Faculdade de Letras (Fale), e ao Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec), da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Além de artista-pesquisadora, diretora e dramaturga, Denise Pedron também é analista em formação pelo Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. 

Descrição Imagem
Livro aborda a interface entre teatro e psicanálise Foto: divulgação | Editora Javali