Cátedra Saberes Tradicionais, do Ieat, seleciona bolsistas de iniciação científica e de desenvolvimento
Inscrições devem ser feitas até 28 de outubro

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG está com inscrições abertas, até 28 de outubro, para o preenchimento de duas vagas para bolsistas para atuação no âmbito do Programa Cátedra Saberes Tradicionais.
Iniciação científica
Uma das vagas é destinada à vaga de bolsista de iniciação científica. Podem se candidatar estudantes de graduação da UFMG matriculados a partir do terceiro período, que sejam criativos, proativos e comprometidos com as atividades da Cátedra, além de ter interesse em pesquisar temas relacionados aos saberes tradicionais.
Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para editais@ieat.ufmg.br com o título “Bolsista IC - Edital 2848/2025 – Nome do candidato”, anexando a documentação descrita no item 2 do edital que rege a seleção. A seleção será feita em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, e consistirá em análise da documentação apresentada e entrevista.
Caberá ao bolsista acompanhar as atividades do catedrático dos Saberes Tradicionais na UFMG, inclusive em campo. Entre as atribuições do cargo estão a realização de pesquisa documental (levantamento dos projetos, ações e iniciativas existentes no âmbito da Universidade), produção de relatórios, fichamentos, resenhas e sínteses críticas dos materiais pesquisados e apoio a organização de eventos. Redação de textos, produção de conteúdos para redes sociais e registro audiovisual e fotográfico de eventos da cátedra também estão entre as atribuições do bolsista.
O valor da bolsa é de R$ 770 mensais, com vigência de dez meses a partir da assinatura do termo de concessão, podendo ser renovada conforme a disponibilidade do programa. A carga horária é de 20 horas semanais, com atividades presenciais no Ieat, localizado no campus Pampulha.
Bolsista de desenvolvimento
Já a seleção de uma vaga de bolsista na modalidade Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI), nível quatro, aberta a graduados de qualquer curso superior. Para se candidatar, é necessário ter bom desempenho acadêmico e interesse em desenvolver atividades de pesquisa e apoio na produção de eventos acadêmicos e de extensão, com foco em temas como interculturalidade, direitos territoriais, educação socioambiental, diversidade linguística e/ou cultural, saúde na perspectiva tradicional e/ou intercultural, poéticas orais e afins.
As inscrições também devem ser realizadas pelo e-mail editais@ieat.ufmg.br, com o título “Bolsista BDCTI – Edital 2883/2025 – Nome do(a) candidato(a)”. Os documentos indicados no item 4 do edital devem ser anexados. O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e em entrevista.
O valor da bolsa é de R$ 1.936 mensais, com vigência de 12 meses, e exige dedicação exclusiva de 40 horas semanais, com atividades presenciais no Ieat ou em outras localidades previamente definidas pelo(a) orientador(a). O bolsista deverá participar de reuniões, além de colaborar no planejamento, organização e na realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que incluem visitas, viagens de campo e eventos de natureza acadêmica, e auxiliar na elaboração de produtos relacionados à cátedra.
A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para 12 de novembro. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: editais@ieat.ufmg.br. O edital alusivo a esse processo foi retificado. Veja na página do Ieat.
[Notícia atualizada em 23/10/2025, às 11h45, com a informação sobre a retificação do edital que regulamenta a seleção da vaga para bolsista de desenvolvimento]
