Pesquisa e Inovação

Colóquio de Moda, em São Paulo, tem participação de professores e estudantes da UFMG

Evento tem início nesta terça, 30, e segue até a próxima sexta, 3 de outubro

Professores e estudantes da UFMG na Faap, em São Paulo
Professores e estudantes da UFMG na Faap, em São Paulo Foto: Raquel Scherer | divulgação

Professores e estudantes da área de Design de Moda da UFMG participam do 20° Colóquio de Moda 2025, sediado – a partir de hoje (30 de setembro) e até sexta, 3 de outubro – pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, capital.

O Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes será representado por professores e estudantes que tiveram comunicações orais selecionadas para os Grupos de Trabalho (GT) do evento, assim como para as sessões de apresentações de pôsteres no Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda, que ocorre simultaneamente ao colóquio.

A professora Maria Paula Guimarães vai apresentar, nos dias 1 e 2, respectivamente, os trabalhos Distinção e prestígio das lojas de tecidos em Belo Horizonte no século 20 e A modelagem como ferramenta para o aproveitamento de resíduos em ateliês de vestido de noiva (ambos em coautoria com Rita Aparecida Ribeiro).

No dia 2, a professora Juliana Pontes Ribeiro abordará seu trabalho Os sintomas nas formas e simbologias herdadas em processos de upcycling. A também docente Juliana Barbosa apresentará, no mesmo dia 2, a comunicação oral Inovações tecnológicas e a manutenção do ofício secular da alfaiataria (coautoria com Daisy Moreira Cunha).

Ainda na quinta-feira, 2, o trabalho Do detalhe à traição dos gestos: foi mesmo a moda que matou o dandismo? será exposto em comunicação oral pela professora Angélica Oliveira Adverse. E, encerrando as comunicações de docentes do curso, Tarcísio D’Almeida vai mostrar seu trabalho Moda (im)possível: o pensar e o criar moda, no dia 3 de outubro.

Pós-graduação e IC
O doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Paulo André Ferreira de Souza apresentará, nesta quarta, dia 1º, o trabalho A imagem afrodiaspórica em um desfile de moda: Luís Cláudio Silva e a construção de narrativas. No mesmo dia, outra pesquisadora de doutorado, Marian Seif, vai mostrar Laboratório ancestral: ensino virtual de saberes vestimentares afro-brasileiros (coautoria com Angélica Adverse).

O Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda é o evento destinado às apresentações de pesquisas de estudantes dos cursos de graduação do país. Sob a orientação da professora Maria Paula Guimarães, Anna Beatriz de Melo Teodolindo vai apresentar dois pôsteres científicos: no dia 1, A (in)significância do figurino no cinema de baixo orçamento: criatividade e limitações; na quinta, 2, será a vez de Dandismo negro: estilo, resistência e subversão na moda.

Na sexta, dia 3, Wemerson Junio Leão Silva, Isabelle Miranda Furbino e Sofia Cardozo Vieira apresentarão, sob a orientação da professora Juliana Pontes Ribeiro, o pôster A moda de impacto positivo frente aos deletérios do antropoceno.

Seis pôsteres científicos orientados pela professora Angélica Adverse foram selecionados para as sessões de IC: O vestir melancólico: revisão da estética romântica como expressão do sintoma melancólico, de Júlia Tavares Chahestian, A dialética da produção de subjetividade & a relatividade do belo na moda, de Sofia Guimarães Mazzo, Imagem de moda: memória, história & ficção, de Lara Santos Gomes, O olhar do viajante: Debret, um flâneur nos trópicos?, de Ana Clara Andrade Santos (em coautoria com Angélica Oliveira Adverse, Marina Seif, e Guilherme Henrique Santana Avelino), A feminização do poder como linguagem de moda na Maison Dior, de Ana Clara Araújo Miranda, e A mulher como espetáculo e sentença: análise sobre violência simbólica e controle digital do corpo feminino, de Jordana Gisah Campos Mello.

Detalhes da programação e outras informações estão no site do colóquio.