Extensão

Evento no campus Montes Claros discute futuro do cerrado

Conservação, recursos hídricos, espécies medicinais e uso sustentável desse bioma ameaçado estão entre os temas

Amostras de produtos do cerrado analisadas em laboratório do campus Montes Claros
Amostras de produtos do cerrado analisadas em laboratório do campus Montes Claros Foto: Ana Cláudia Mendes | Cedecom UFMG Montes Claros

Uma ampla variedade de abordagens – em consonância com o perfil do próprio bioma – marcará o evento Cerrado vivo: construindo o futuro de um bioma ameaçado, que será realizado no campus Montes Claros na sexta-feira, 12 de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro.

As atividades serão realizadas, a partir das 8h, no auditório do bloco C. O evento faz parte da 5ª Semana Nacional do Cerrado, da qual a UFMG integra, pela primeira vez, a comissão organizadora.

Palestras e mesas-redondas serão realizadas durante todo o dia. Para participar, é necessário se inscrever no sistema de Gestão de Eventos da UFMG. Paralelamente às atividades no bloco C, ocorrerão visitas de escolas pelo campus e uma feirinha com produtos à base de frutos do cerrado. As visitas devem ser agendadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. É preciso indicar o turno de preferência (manhã, das 8h às 11h, ou tarde, das 13h30 às 16h30) e fornecer informações sobre a escola, contato do responsável, número de visitantes e faixa etária dos estudantes. As vagas, limitadas, serão preenchidas por ordem de inscrição.

A programação prevê discussões sobre vários temas relacionados ao bioma, como a história social, produtiva e cultural do Cerrado, uso sustentável de sua biodiversidade, desenvolvimento de produtos alimentícios com base em suas espécies, recursos hídricos e serviços ecossistêmicos oferecidos pelo bioma.

Leia mais sobre o assunto em notícia publicada no portal do campus Montes Claros.

Com Cedecom UFMG Montes Claros