Pesquisa busca voluntários para compreender marcos do desenvolvimento infantil saudável
Sem finalidade diagnóstica, estudo é desenvolvido pela Faculdade de Medicina; podem se inscrever crianças que não apresentem suspeita de problemas neurológicos

Estão abertas inscrições para avaliação gratuita de crianças com até sete anos de idade, que não tenham suspeita de problemas neurológicos nem tenham nascido prematuras. O objetivo é buscar compreender melhor os marcos do desenvolvimento infantil saudável e gerar novas evidências para fortalecer o conhecimento sobre o processo de amadurecimento e as mudanças que ocorrem nas crianças.
As avaliações serão realizadas presencialmente na região hospitalar de Belo Horizonte, na Avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição. A iniciativa é do grupo de pesquisa sobre Avaliação do Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG.
Método consistente
Segundo a pediatra e vice-coordenadora do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), professora Débora Marques Miranda, as famílias participantes terão a oportunidade de observar o desenvolvimento de seus filhos com o apoio de especialistas, em um ambiente seguro. A professora esclarece ainda que a avaliação não tem caráter diagnóstico e não se destina a identificar perturbações como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Os dados pessoais dos participantes serão mantidos em sigilo. Os dados científicos resultantes, por sua vez, serão compartilhados com a sociedade para que possam ser usados na orientação de políticas públicas, práticas pedagógicas e estratégias de intervenção ou tratamento precoce infantil.
Entre outras abordagens, a avaliação vai utilizar o Battelle Developmental Inventory (BDI), instrumento internacionalmente reconhecido pelos cientistas como um método preciso e consistente, usado para analisar e padronizar os dados de cinco áreas fundamentais do desenvolvimento infantil: comunicação, cognitiva, motora, socioemocional e adaptativa, para, a partir daí, gerar referências que orientem profissionais da saúde, da educação e políticas públicas.
Sua aplicação abrange atividades lúdicas, observação direta da criança e entrevistas com os responsáveis.
